terça-feira, 3 de novembro de 2009

MORRE TSIEN HSUE-SHEN (1911-2009) , PAI DO PROGRAMA ESPACIAL CHINÊS

A China e a comunidade científica espacial mundial estão de luto, morreu no ultimo dia 31 de Outubro, aos 98 anos, o pioneiro Qian Xuesen, também conhecido como Tsien Hsue-Shen, o Pai do Programa Espacial da China. A informação foi divulgada pela agência oficial de notícias da China, "Xinhua".
Ele nasceu na província de Hangzhou,China. Iniciou os estudos ainda em seu país natal, mas como foi considerado um gênio da Matemática, foi estudar nos Estados Unidos no final dos anos 30 no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e no Instituto de Tecnologia da Califórnia(CIT), onde ganhou as mais altas patentes de ciências matemáticas e onde ajudou a criar o Laboratório de Propulsão a Jato, JPL (hoje um dos principais institutos da NASA). Qian trabalhou durantes os anos 40 e 50 no programa de desenvolvimento dos primeiros foguetes de longo alcance americanos. Nos anos 40 e 50 trabalhou ao lado dos também pioneiros alemães, von Kármán e Von Braun, no estudo do missel alemão, V2 e no desenvolvimento de misseis balísticos para os EUA.
Em meio à Guerra Fria e à histeria anticomunista gerada pelo macarthismo, o cientísta foi preso acusado de espionagem para a China Comunista, que buscava sair do subdesenvolvimento e se munir como uma grande potência.
Em 1955, o então presidente americano, Dwight Eisenhower, aprovou a ordem de expulsão de Qian, acusado de participar de uma "célula comunista". O cientista então foi acolhido por Pequim, que entregou aos EUA centenas de prisioneiros feitos durante a Guerra da Coreia.
Recebido como um herói em Shenzhen, na fronteira com Hong Kong, Qian teve acesso a meios suficientes para criar a Quinta Academia do Ministério da Defesa Nacional.
Qian foi ministro da Defesa na China de Mao Tsé-tung no período em que o país iniciou seu programa estratégico de mísseis. Ele criou o primeiro instituto de pesquisa em foguetes e mísseis que ajudou a China a dar início ao programa espacial. Em 1956, o cientista escreveu artigo que estimulou a Comissão da Indústria Aeronáutica a supervisionar as pesquisas científicas de mísseis guiados.
De acordo com a agência estatal, o cientista também participou das pesquisas para a criação da primeira bomba atômica da China, testada com sucesso em outubro de 1964; Sobre a orientação de Qian Xuesen a China levou a cabo os seus planos para o desenvolvimento da tecnologia da família de Foguetes espaciais Longa Marcha e dos aviões a jato, tendo também tido um papel importante no desenvolvimento do primeiro satélite artificial da China, o Dong Fanf Hong-1, lançado a 24 de Abril de 1970.; e da primeira nave espacial tripulada chinesa, Shenzhou , em 2003. Em agosto de 2009, o premiê chinês Wen Jiabao homenageou Qian por ter dedicado sua vida à defesa da tecnologia na China.
Qian Xuesen estava aposentado desde 1991, mas ainda acompanhava os avanços espaciais da China no Espaço. Ele acompanhou o lançamento da Shenzhou V, em 2003, pela TV, do leito do hospital em Beijing, onde estava passando os ultimos anos de vida.
Um asteróide foi batizado com o seu nome e em 2008 a Televisão Central da China qualificou-o como uma das 11 personalidades mais inspiradoras do pais.
O renomado escritor de ficção-cientifica, Sir Arthur C. Clarke(1917-2008), homenageou o cientísta no livro : "2010 - Uma Odisseia no Espaço II", dando o nome de TSIEN, a nave chinesa do romance.
O Brasil também se beneficiou do cientísta, já que os foguetes chineses, Longa Marcha, ajudaram a colocar em órbita, a série de satélites sino-brasileiros, CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres). Homo Sapiens en Evolution !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário