terça-feira, 18 de agosto de 2009

Woodstock - Um fim de semana perdido.

Acorda bicho-grilo, acabou a festa !!!


Engraçado, nunca vi graça alguma no Festival de Woodstock, ocorrido em Agosto de 1969, em uma região rural perto de Nova Iorque. Talvés seja por ter nascido alguns anos depois as minhas influencias musicais passam longe do que foi tocado lá. Para mim foi apenas uma reunião de Hippies(um dos piores movimentos juvenis que já ocorreu na sociedade moderna), que ao meu ver, era um bando de acefalas que viviam no meio de drogas e movimentos de contra cultura que não levavam(e ainda não leva) a nada. Era de Aquarius ? Hare Krishna ? Viagem em ácidos? Amor livre ? É proibido proibir ? Que lixo deve ter sido isto. As imagens da época não deixam dúvidas também, mostrando um bando de jovens sem destino, cada um mais esquisito que o outro, se drogando, transando com qualquer um e tomando banho na lama. Quando eu revejo esta imagem anos depois e com gente ainda reverenciando este festival, ai eu tenho certeza que o ser humano está desevoluíndo chegando a um nível de um neanderthal .


E a parte musical ? Tirando duas grandes performances: The Who e Jimmy Hendrix, o resto é praticamente lixão. Como este festival pode ser reverenciado até hoje, se na mesma época tinhamos Rolling Stones, Led Zeppelin, Joni Mitchell, The Doors,Jethro Tull,The Birds,Frank Zappa, Pink Floyd e a maior banda de todos os tempo, The Beatles, além é claro do grande Bob Dylan. Nenhuma delas esteve lá. Os promotores entraram em contato com John Lennon, pedindo para que os The Beatles tocassem no festival. Lennon disse que os Beatles não tocariam no festival a não ser se a Plastic Ono Band, da Yoko Ono, também pudesse tocar. Os promotores o recusaram. É claro também, ninguem da geração anterior, do rockabilly dos anos 50 foram convidados. Elvis ainda estava vivo, mas como ele tinha posições diferentes destes Hippies não nem falar também que passou longe disto.


Desculpem, mas Woodstock foi um fim de semana perdido. O movimento hippie entrou em decadência, foi sobreposto por um movimento superior, o Punk que já chegou jogando toda esta "tralha" na lama.


Ainda fico com o melhor festival de todos os tempos na minha opinião:
Rock in Rio (1985) e o imbatível Live Aid (1985), cuja data até hoje (13 de Julho) é comemorada como o "Dia Internacional do Rock".

Nenhum comentário:

Postar um comentário