terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Encontro com Marcos Pontes (2° encontro)



No dia 10 de Dezembro de 2010, esta unidade de carbono esteve na Livraria Cultura, no Conj.Nacional da Av.Paulista, para o lançamento do livro "É Possível", do nosso herói-astronauta nacional TEN.CEL.Marcos Pontes. A palestra atrasou um pouco, pois chegaram várias pessoas, a ponto de lotar o auditório. Talvez umas 80 ou 100 pessoas. Eu me surpreendi, pois depois de tantos ataques pessoais a ele, fiquei até surpreso de ver que existem bastantes pessoas que gostam dele (bacana, mostra que o brasileiro está evoluindo apesar dos chatos de plantão). Antes de ele entrar no palco, houve a exibição de um vídeo rápido com trechos da Missão Centenário, com a música tema de "2001-Uma Odisséia no Espaço", Also Sprach Zaratustra. Durante a palestra, de uma hora, ele falou sobre fatos e eventos da vida dele que são contados no livro. Ele falou que o livro não é bem as memórias dele ou da missão, mas são casos exemplos tirados da vida dele para ajudar as pessoas a acreditarem que é possível sim, realizar os nossos sonhos e vencer na vida. Ele é bastante comunicativo e contou vários casos que nos fez rir. Um fato legal que ele revelou, foi sobre a chegada da SOYUS a ISS. Segundo o protocolo, o Comandante Russo da Soyus, deveria entrar primeiro e depois o Americano Williams e por ultimo ele. Mas o Comandante Russo, Pavel Vinogradov, falou que ele representava uma nação grande e que não ligava para protocolos. Então o Marcos entrou primeiro já com a bandeira do Brasil. Segundo ele, foi um gesto de amizade e solidariedade do comandante Vinogradov que ele irá guardar para sempre no coração.Ao final da palestra, ele foi aplaudido de pé.


Então vamos a seção de autógrafos. Primeiro uma fila para comprar o livro, que era caro, mais de R$ 50,00 reais e depois uma fila sem fim, para pegar os autógrafos. Devo ter ficado nela por uma hora e 15 minutos. Neste tempo, conheci um senhor, com mais de 60 anos, que é meteorologista da USP e que nos anos 60 foi enviado para um estágio na NASA (Wallops Islands e Washington DC). Ele contou que viu o Pres.Kennnedy condecorar o astronauta Gordon Coooper do Programa Mercury, três meses antes dele ser assassinado. Disse que recebia os reports da NASA, de todas as missões espaciais e chegou a escrever para a Folha de S.Paulo durante a missão Apollo 11 e Apollo 13. Disse que ficou revoltado com as pessoas que não dão valor a missão do Marcos Pontes.



Finalmente, quando chegou minha vez de pegar o autografo, levei os envelopes comemorativos que o correio lançou e ele autografou junto com o livro e tiramos uma foto juntos.

Infelizmente, o tempo era curto e a fila do autografo precisava andar, já que a Livraria já estava fechando e não deu para conversar com ele. Ainda encontrei o meu amigo Salvador Nogueira, jornalista que atualmente edita a revista CONHECER e já trabalhou no portal G1 e Folha S.Paulo. Nogueira, através de uma dica minha da vinda de Eugene Cerman (Apollo 17) ao Brasil fez uma entrevista com o ex-astronauta nas paginas da Folha de S.Paulo.






GENTE EVOLUTION !!! PAÍS EVOLUTION !!! REVOLUTIONS EVOLUTIONS !!!

2 comentários:

  1. como vc não postou nada a respeito de feliz natal e blablabla ... eu vou aproveitar a deixa do marcos pontes e desejar pra vc um feliz ano novo repleto de muita paz e alegrias..
    abs ...

    ResponderExcluir