Quem aqui nunca quis ser astronauta quando criança (alias, eu ainda quero) ? Então, para a evolução do ser humano, desde sua fase infantil, nada melhor que levá-las aos Space Camps !
Os Space Camps, nasceram de uma idéia inicial do projetista de foguetes teuto-americano Wernher von Braun (1912-1977). A ideia dos Space Camps são baseados nos acampamentos de férias, muito populares nos Estados Unidos, só que voltado para as ciências e matemática, para ajudarem e incentivarem crianças e jovens a terem mais interesses nestas matérias, que costumam ser verdadeiras dores de cabeça no ensino primário e secundário. A ideia havia sido discutida entre Dr. Wernher von Braun e Edward O. Buckbee, quando o projetista estava visitando o U.S. Space & Rocket Center em Hustville, no Alabama em 1977, alguns meses antes de morrer. Segundo Buckbee, Von Braun havia comentado "Nós temos campos e acampamentos para bandas, futebol americano e cheenlearders; Mas por que não temos um acampamento para ciências ?"
ALABAMA
U.S. Space & Rocket Center Foundation Infelizmente, Von Braun, não veria a ideia dos Space Camps se tornar realidade, mas apoiado pelo governo do Estado do Alabama e pelo U.S. Space & Rocket Center, o primeiro U.S. SPACE CAMP foi aberto em 1982, neste mesmo centro espacial de Hustville (o próprio centro já havia sido uma ideia de Von Braun quando trabalhava na NASA no final dos anos 60). Este Space Camp é o único operacional em território americano atualmente.
Site oficial: http://www.spacecamp.com/
FLORIDA
O Sucesso deste Space Camp levou a abertura de um novo centro na Florida, para aproveitar o centro de visitação do Kennedy Space Center (Cabo Canaveral), o U.S. Space Camp foi aberto em 1989 no Astronaut Hall of Fame em Titusville. Mais de 20 mil jovens passaram por este centro, mas infelizmente ele acabou fechando em 2002 por dificuldades financeiras. O Astronaut Hall of Fame foi vendido e atualmente permanece aberto com vários simuladores utilizados anteriormente pelo campo, agora disponível a todos visitantes.
CALIFORNIA
Outro Space Camp foi aberto em Mountain View na Califórnia em 1996. Mas também por causa das dificuldades financeiras, fechou as portas em 2002.
OUTROS PAÍSES :
A ideia do Space Camp, levaram outros países a também abrirem seus Space Camps com apoio americano e da fundação que administra os mesmos:
BÉLGICA abriu o seu Space Camp como "EURO SPACE CENTER", na cidade de Transinne em 1991. É o mais antigo Space Camp fora dos Estados Unidos. Tem apoio da ESA,a Agencia Espacial Européia.
Site oficial: http://www.eurospacecenter.be/
CANADÁ foi o primeiro país fora dos EUA, a ter seu SpaceCamp, aberto em 1994 no Cosmodome da cidade de Laval, na província de Quebec. Além do SpaceCamp-Canadá o Cosmodome também abriga o Space Science Center, um museu dedicado à pesquisa espacial. Este centro continua aberto.
Site oficial : http://www.cosmodome.org/
TURQUIA foi outro país que também abriu um Space Camp nos moldes americanos, ele fica localizado na Aegean Free Zone, um parque industrial high-tech da cidade turca de Gaziemir. Este centro já recebeu mais de 40 mil jovens. O presidente da ESBAS,Kaya Tuncer, (empresa que administra o Space Camp na Turquia), inaugurou o centro na Turquia em 2000 após visitar o U.S. Space Camp de Huntsville, na companhia do amigo e cientista turco Ismail Akbay, que trabalhou como engenheiro do Projeto Apollo junto com o Dr. Wernher von Braun.
Site oficial : http://www.spacecampturkey.com/
Outros países estão para lançar o Space Camp em breve e estão em processo de licença com a fundação U.S. Space & Rocket Center Foundation são eles: Egito, Emirados Arabes, Cingapura, Índia, Coréia do Sul e Malásia. Mas a China e o México também estão interessados nestas licenças o que estão sendo estudadas pela fundação.
Para incentivar a juventude com relação aos Space Camps, Hollywood chegou a lançar uma produção para o cinema chamada "Spacecamp - Aventura no Espaço"(1986), estrelado por jovens atores que iriam brilhar anos depois : Kate Capshaw (I.J. e o Templo da Perdição),Lea Thompson (De volta p/Futuro), Kelly Preston e Joaquin Phoenix (A Vila e Sinais). O filme narra a aventura de uma astronauta(Capshaw) que é escalada para treinar um grupo de estudantes num curso de férias organizado pela NASA. No entanto, acidentalmente, o ônibus espacial é lançado ao espaço, e eles enfrentarão grandes desafios para conseguir retornar a Terra. Infelizmente o filme foi uma espécie de marketing mórbido, já que nação americana ainda estava chocada com a explosão da Challenger, ocorrida naquele ano. Chegaram até adiar o lançamento do filme em alguns meses, mas não teve um bom desempenho de bilheterias.
A ideia de um Space Camp no Brasil, seria também de pioneirismo inédito na América do Sul(se não for em toda a America Latina, caso o Space Camp mexicano não vingue). Por enquanto, nada está sendo feito. Fica ai a ideia para as autoridades que cuidam do nosso programa espacial ou mesmo para empresas privadas ou alguem disposto investir em educação e entretenimento, aproveitando, é claro, o fato do Brasil ser foco mundial nesta década (por causa de Copa do Mundo e Olimpíada), o Space Camp incentivaria bastante alunos de todo o país.
EVOLUA BRASIL - ABRAM UM SPACE CAMP AQUI !!!
adorei o post...nunca sonhei em ser astronauta não..sonhava em ser cowboy..ou girl..whatever...existe um western camp?
ResponderExcluirWester camp ??? eu não sei doçura. Sou ligado só nestas coisas espaciais...NERD CONVICTO !!!
ResponderExcluirOlá amigo Unidade de carbono,
ResponderExcluirVejo que você é bastante ligado aos assuntos relacionados a ciencia espacial.
Por isso gostaria de saber sua opinião a respeito da idéia crescente de que a odisséia da conquista da Lua pelos norte-americanos teria sido a "maior fraude do século XX".
Infelizmente os argumentos apresentados para derrubar esta idéia não tem sido muito convincentes e pertinentes para derrubar definitivamente essa corrente de pensamento que não acredita que na década de 60 o homem tivesse uma tecnologia suficiente para chegae à Lua.
Qual é a sua opinião a respeito?
Abraço
Sabino
Sabino, acredito no homem e na ciência, e acredito que existe uma campanha anti-America também. Acredito SIM, que o homem foi a lua.
ResponderExcluirTem este ótimo texto do meu amigo e jornalista, Salvador Nogueira sobre este assunto:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/ult3193u9.shtml
o grande problema desta conquista, é que custou bastante caro, foi usado como propaganda política para desviar as atenções da Guerra do Vietna e finalmente passar uma rasteira nos russos, que conquistaram várias coisas no começo da corrida espacial.