terça-feira, 13 de dezembro de 2011

VANGELIS NO QATAR - Parte II - Produção do Concerto



Planejado secretamente durante alguns meses e revelado exclusivamente pelo site Elsew.com no mês de Novembro, o Concerto de Doha, no Qatar, foi realizado no dia 11 de Dezembro de 2011, no Anfiteatro da Karata, um centro cultural mantido pelo Governo do Emirado do Qatar. Este show coincidiu com o fim do 4° Fórum Mundial da UNAOC-ONU (Aliança das Civilizações das Nações Unidas), um oferecimento de Sua Majestade Real o Emir do Qatar e sua esposa H.H. Sheikha Moza para chefes de estado e diplomatas e com a inauguração do anfiteatro cuja arquitetura é uma mistura de elementos greco-romanos com a cultura árabe. Apenas VIPs tiveram a permissão de assistir ao show que não foi transmitido pela TV ao vivo e não foi aberto ao público.


Para este concerto, Vangelis foi convidado pessoalmente pelo Emir do Qatar e mandou produzir um super espetáculos de proporções hollywoodianas que contou com pelo menos 4 grandes vencedores do Oscar, incluindo o próprio Vangelis. O músico se deslocou para o Qatar, com um mês de antecedência para preparar o show pessoalmente e ensaiar com os músicos convidados, um total de 500 profissionais, destacando-se entre eles a renomada cantora lírica romena Angela Gheorghiu e seu marido, o tenor italiano Roberto Alagna, a cantora lírica franco-iraniana Anahita Ahsef, o citarista indo-britânico Jasdeep Singh Degun, o guitarrista grego Silver Koulouris (companheiro de Vangelis na banda Aphrodite's Child) e muitos outros músicos de nível mundial, que incluía também além do já citado tocador de citara, um tocador de Shakuhashi - instrumento musical de sopro tradicional japonês, um tocador de didgeridoo - instrumento musical de sopro aborígine de origem australiana entre outros. Um cantor árabe tocando junto com um índio nativo americano para celebrar a diversidade global. O concerto também contou com os apoios da Orquestra Filarmônica do Qatar, do coral russo Yurlov Moscow State Academic Choir e do coral infantil do Qatar. Tudo isto sob a regência do maestro francês Yvan Cassar (com ajuda do produtor do concerto, o russo Gennady Dmitryak) .


O planejamento do concerto, também incluiu a gravação em vídeo de alta-definição, para produzir um material que será lançado futuramente em CD, DVD e Blu-Ray pela Decca e também lançada em cinemas pelo mundo. A direção do filme do concerto ficou por conta do vencedor do Oscar de melhor diretor Hugh Hudson, amigo pessoal e colaborador de longa data de Vangelis.


A parte visual do show incluiu a construção de um telão de 150 metros de largura por 40 metros de altura, desenhada e construída em Londres e enviada de navio e montada em Doha, na parte de traz do anfiteatro. Um dos designers luminosos mais famosos do mundo, o alemão Gert Hof foi convidado para criar a parte visual com um jogo de luzes, para iluminar todo o céu de Doha, apartir do Anfiteatro da Katara, evento que será gravado por um satélite no espaço, simbolizando a vela da chama da Paz Mundial.


A confirmação oficial do show só aconteceu três dias antes do evento, pelo presidente da Katara Cultural Village. O concerto foi descrito como uma "Opera-Fantasia", dividido em três atos, no primeiro ato tocará a Orquestra Filarmônica do Qatar, combinando uma sequência de uma orquestra clássica européia na qual o coral da Yurlov Moscow State Academic Choir e a soprano
Angela Gheorghiu seguirão contando no segundo ato. O ato final apresentará um dueto entre e o tenor Roberto Alagna e sua esposa Angela Gheorghiu e foi finalizado com os dois grandes hits de Vangelis, "Carriots of Fire" e "Conquist of the Paradise", além da inédita composição "Child of Hope", cantada pelo coro de Crianças do Qatar. "Child of Hope" foi composta por Vangelis em colaboração com o vencedor do Emmy e do Oscar, o britânico Sir Tim Rice.


No dia 10 de Dezembro, um dia antes do Concerto, a Katara anunciou em sua pagina no Facebook e Twitter oportunidades para várias pessoas assistirem os ensaios gratuitamente. 500 destes sortudos tiveram a oportunidade de ver a passagem de som e testes de luzes, sem a presença de Vangelis. Quando o público foi convidado a ir embora, Vangelis chegou para acompanhar a parte final dos ensaios sem que ninguém pudesse registrar.



Continua a evolução...

2 comentários:

  1. Teve um que registrou sim. O ator Jeremy Irons. Como um reles mortal, ele filmou Vangelis chegando ao ensaio e colocou no Youtube!!!
    Ou aqui: http://jeremyirons.net/2011/12/10/jeremy-irons-hosting-vangelis-concert-in-qatar/

    ResponderExcluir