quarta-feira, 12 de março de 2014

SUBSTÂNCIAS NOCIVAS A SAÚDE NOS ALIMENTOS


Há algum tempo esta Unidade de Carbono, fez um post sobre Margarina x Manteiga que causou muita polêmica. Agora está sendo postadas informações gerais sobre ingredientes químicos tóxicos que são usados na comida que comemos e que nem percebemos mas que futuramente fará muito mal a nossa saúde. 

Bromato de potássio
É usado no processo de panificação. Encontrado em pães brancos (incluindo o famoso pão francês). Provoca câncer em animais e é prejudicial aos seres humanos, mesmo em pequenas quantidades. Então, imagine uma vida inteira comendo pão branco. Ele induz tumores de células renais, distúrbios urinários e infecções. No Brasil desde 2000, foi aprovada uma lei que proíbe o uso de bromato de potássio na farinha.

Dióxido de Enxofre (E220)
Encontra-se na cerveja, refrigerantes, frutas secas, sumos, vinho, vinagre e produtos de batata. Seu uso foi proibido em alimentos crus e vegetais. Eles dão origem a problemas bronquiais, hipotensão e choques anafiláticos. 

Hidroxianisol butilado (BHA) e hidroxitolueno butilado (BHT)
Hidroxianisol (BHA) e butil-hidroxitolueno (BHT) são encontrados em batatas fritas, gomas, cereais, arroz enriquecido, banha, gordura, doces e gelatinas. Elas impedem que o sabor fique ruim, ou a comida fique rançosa. Também ajudam a manter a cor. Afetam o sistema neurológico, alteram o comportamento e aumentam o risco de câncer. BHA e BHT podem atrapalhar seriamente hormônios, especialmente em mulheres na menopausa. Também causam irritações na pele. 

Nitrato de sódio
Encontrado em salsichas, bacon, presunto, carnes curadas, carnes enlatadas. É usado como conservante, corante e aromatizante. É altamente cancerígeno uma vez que entra na corrente sanguínea. Acredita-se que causa câncer no cólon e síndrome metabólica e também leva ao diabetes. 

Sulfito de sódio (E221)
Encontrado em vinho e frutas secas. Há uma relação estreita entre asmáticos e sulfito de sódio. As pessoas podem ter dores de cabeça, distúrbios respiratórios e erupções cutâneas. 


Corantes alimentares comuns
Têm sido associados a tiróide, rim, bexiga e câncer. O vermelho foi proibido em 1980, após oito anos de debate, tendo sido usado em alimentos e cosméticos. O azul e o vermelho são encontrados em doces, cereais, refrigerantes, bebidas esportivas e alimentos para animais. O amarelo é encontrado em queijos, macarrão, doces e bebidas carbonatadas, limonadas e muito mais. Ou seja, estas cores podem ser perigosas para crianças. 


Glutamato monossódico
Encontrado em comida chinesa, batatas fritas, biscoitos, temperos, comidas congeladas e algumas carnes industrializadas. Ajuda a criar um sabor suave, rico e encorpado. Efeitos colaterais podem ser dor de cabeça, dor torácica e palpitação cardíaca.


HFCS
Encontrado em alimentos processados, pães, doces, iogurtes com sabor, molhos de salada, vegetais enlatados e cereais. Ele aumenta drasticamente o nível de colesterol ruim no sangue e provoca diabetes e dano tecidual. Além disso, em mulheres em pós-menopausa aumenta o risco de ataques 


Óleo de Palma / Gordura Trans
Quando um produto diz que tem vida útil elevada, isso significa o alimento foi cozido em óleo de palma ou qualquer outro óleo prejudicial. Essas gorduras colaboram com o colesterol ruim e bloqueiam as artérias em seu coração, fazendo com que ele trabalhe mais. Encontrado em margarinas, batatas fritas, biscoitos, pães e fast food. Lembram do post sobre margarida ???


Como não se pode eliminar todos estes produtos de nossa dieta, o recomendável é que as Unidades de Carbono, diminuam ou comam os alimentos com estes ingredientes de forma moderada.


O post ainda irá render, pois não foi citado um item perigosíssimo a saúde humana e quem tem entrado na dieta de várias pessoas, principalmente pessoas que querem emagrecer, diabéticas e hiperglicêmicas....O ASPARTAME, que será falado futuramente em um post exclusivo. Aguarem.

Evolua...coma produtos saudáveis !!!

Um comentário: