quarta-feira, 31 de março de 2010

AVATAR - 3D - Finalmente !

OS NA'VIs

Após quase 4 meses de espera, finalmente esta Unidade de Carbono, pôde assistir em um cinema 3D, o filme "AVATAR", a esperada super produção de James Cameron, que vem batendo todos os recordes de bilheterias no momento. Infelizmente não foi em um Cinema IMAX, pois após meses de tentativas, esperas sem fim em filas, acessos ao serviço de vendas de ingressos via WEB,onde nunca havia vagas disponíveis. Resultado, vendo que o único horário para o filme no único cinema IMAX de S.Paulo, o Espaço UNIBANCO IMAX do Shopping Bourbon , era após as 22 horas, esta Unidade de Carbono desistiu de ver o filme em IMAX. Assim, tive que correr com as poucas ou talvés, única seção 3D fora do circuito IMAX, disponível em Sampa, que é o CINEMARK do Shopping Eldorado. Finalmente a curiosidade foi desfeita e o filme assistido, faltando menos de um mês para seu lançamento nas locadoras e vendas de vídeo.


CENÁRIOS DE TIRAR O FÓLEGO

3D ? Ferramenta fantástica, emocionante e indescritível em alguns casos. Existem cenas, que o cérebro não acostuma de imediato e involuntariamente você acaba fazendo movimentos bruscos na poltrona, na hora que objetos são arremessados na direção da câmera. Posso dizer que este 3D veio para ficar. Ele não tem nada a ver com as antigas projeções 3D, que existem desde os anos 50, quando se usava o famigerado óculo colorido. Aquilo ali era enganação. A atual tecnologia usa novos óculos, que se assemelham a óculos escuros. Já tive uma experiência anterior a mais de 10 anos atrás, quando assisti a um documentário IMAX no Trocadeiro de Londres. Se isto acarreta um valor mais caro para o ingresso do cinema, em R$ 10,00 a mais, então cabe a cada um escolher se quer realmente ter uma experiência superior de imersão no mundo do cinema ou não. No meu caso, ainda vou esperar FILMES interessantes em 3D. Avatar foi uma boa experiência. Talvés "TRON - LEGACY", no final do ano.



O filme
Muita gente acusou o filme de ser apenas um monte de efeitos especiais em cima de uma estorinha banal "Eco New Age" disfarçada de ficção-científica e cheia de clichês previsíveis. Confesso que estou curioso sobre este filme a mais de 10 anos, ideia que James Cameron tentou tirar do papel um dia quando a tecnologia permitisse. Este dia finalmente chegou e posso confessar que não ligo nada pelas críticas. ADOREI. Um filme com minha atriz favorita, Sigourney Weaver, em ação, não tem como ser ruim. Sim, os clichês são muitos, e nem precisamos procurar referências a outros filmes, bastando lembrar a própria cinegrafia de Cameron. Estão lá os Mariners de "Aliens", o militar sagaz e sedento por vingança de "O Segredo do Abismo", a própria Sigourney Weaver, a Michele Rodrigues que se parece muito com a Mariner "Vasquez" também de "Aliens" e por ai vai. Se TITANIC foi acusado na época de ser um "...E o vento levou" com outro cenário, no caso o histórico transatlântico que afundou, AVATAR pode muito bem ser um "Dança com os Lobos" da Era espacial.

SAM WORTHNGTON

A mensagem clara de luta pela sobrevivência e que o futuro acaba repetindo os mesmos erros do passado são bastante fieis ao filme. O incomodados que não vejam o filme. Achei tão fantástico, que considero um dos melhores filmes do James Cameron, superando os anteriores, TITANIC e TRUE LIES. Destaque também para o ator Sam Worthington, que tem ganhado pontos a cada filme que aparece. Muitos o apontam como no novo Mel Gibson. Se pintar seqüências, com certeza vou estar lá, assistindo tudo em 3D. Filme Evolution. Nota 5/5.



2 comentários:

  1. Poxa vida, são poucas as opções de salas que exibem 3D em Sampa?

    ResponderExcluir
  2. Não são poucas opções, mas para um filme que estreiou em Dezembro, agora só existem duas salas a IMAX e o Shopping Eldorado. Na estreiam eram mais de 15 salas.

    ResponderExcluir