O visionário diretor Steven Spielberg, que possui três
Oscars na bagagem (2 por diretor e um como produtor), é conhecido mundialmente
por suas fantasias, ficções-científicas e dramas históricos com vasto número de
efeitos especiais e temas sentimentais. Fascinado pelo espaço, Spielberg já
demonstrou isto em produções que exploram a possibilidade de existência de UFOs
e extra-terrestres como "Contatos Imediatos do 3° Grau"(1977),
"E.T. - O Extra-Terrestre"(1982), "A Guerra dos
Mundos"(2005) e "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal"
(2008).
Uma das marcas registradas do diretor, é inserir cenas de
estrelas cadentes em alguns de seus filmes e produções.
O fascínio do diretor por estrelas cadentes vem desde a infância, segundo a biografia ‘Steven Spielberg: A Biography’ de Joseph McBride, quando criança, seu pai Arnold Spielberg, durante a noite, inesperadamente o conduziu para fora da cama e colocou-o no carro para o que seria uma jornada decisiva. Seria a primeira vez que Steven testemunharia a beleza do espaço de primeira mão. Seria a primeira vez que ele viria uma chuva de meteoros de perto. Seria o ponto de partida para o seu interesse no espaço e seu uso de estrelas cadentes. O próprio Steve Spielberg relatou o evento:
"Eu não sabia o que estava acontecendo. Foi assustador. Minha mãe não estava comigo. Então pensei: 'O que está acontecendo aqui'? [Meu pai] tinha uma garrafa de café e trazia cobertores, e dirigimos por cerca de meia hora. Nós finalmente puxamos para o lado da estrada, e havia um par de pessoas, deitadas de costas, no meio da noite, olhando para o céu. Meu pai encontrou um lugar, espalhou o cobertor e nós dois nos deitamos.
Ele apontou para o céu e havia uma magnífica chuva de meteoro. Todos esses incríveis pontos de luz atravessavam o céu. Era uma exibição fenomenal, aparentemente anunciada antecipadamente pelo escritório meteorológico. Meu pai realmente me surpreendeu - Na verdade, ele estava com medo de mim! Ao mesmo tempo, no entanto, eu estava tremendamente atraído pela fonte, para o que estava causando isso ."
"TUBARÃO" (1975)
A primeira vez que isto ocorreu foi no filme "Tubarão"(Jaws) em 1975, em uma cena final na qual o personagem Chefe Martin Brody interpretado por Roy Scheider se prepara para enfrentar o terrível tubarão branco no seu barco "Orca". A cena foi gravada de manhã, e é possível ver em um determinado momento com o céu quase escuro, uma estrela cadente cortando a tela ao fundo. A cena foi rápida e... não foi proposital. Sim, não existe quaisquer efeitos especiais na cena, realmente quando estavam filmando a cena, uma estrela cadente apareceu na filmagem. Spielberg considerou aquilo como uma benção e passou a usar através de efeitos, as estrelas cadentes em vários de seus filmes.
Seu filme seguinte em 1977, "Contatos Imediatos do
3° Grau"( Close Encounters of the Third Kind), sobre o tema extra-terrestre e ufologia,
obviamente levou a uma nova cena com estrela cadente ao fundo da Devi's Tower,
antes do aparecimento da nave mãe.
Na única aventura do Indiana Jones em que uma estrela
cadente aparece, foi quando Indy(Harrison Ford) e Short Round discutem no alto
de um morro tendo a vila indiana de Mayapore ao fundo.
DE VOLTA PRA O FUTURO PARTE III (1990)
Não são apenas em alguns filmes dirigidos por Spielberg, mas também em suas produções, possivelmente uma homenagem do diretor do filme ao produtor Spielberg. Com foi o caso de “De Volta Para o Futuro III”(1990) dirigido por Robert Zemeckis. Em uma cena em que Doc Brown(Christopher Lloyd) e Clara Clayton(Mary Steenburgen) estão observando as estrelas e acabam se beijando é possível notar uma estrela cadente ao fundo.
Fonte:
Interessante.
ResponderExcluirMuito legal! Vi tubarao no cinema na drcada de 70... Somente hj (em pleno 2018!) revendo tubarão notei pela primeira vez a estrela cadente a ao buscar esse marker no Google encontro essa pérola! Valeu pela curiosidade! Abraço a todos os cinéfilos e amantes da cultura pop!
ResponderExcluirMuito boa lista de filmes. Para mim outro dos melhores de sua filmografía é The Post. É super interessante. Quando leio que um filme será baseado em fatos reais, automaticamente chama a minha atenção. A verdade me surpreendeu desde que eu li o resumo e amei quando eu vi que era um dos melhores filmes com Meryl Streep. É um dos melhores filmes do ano passado, tem uma boa história, atuações maravilhosas e um bom roteiro. Adorei esta história, por que além do bom roteiro, realmente teve um elenco decente, elemento que nem todos os filmes deste gênero tem. Agora é um filme que se converteu em um dos meus preferidos. Recomendo a todos.
ResponderExcluirThe Post é legal, mas sou mais fã de "A Ponte dos Espiões", pois adoro o tema pouco explorado da Guerra Fria, o que The Post não deixa de ser.
ResponderExcluir