quarta-feira, 4 de outubro de 2017

60 ANOS DO SPUTNIK - O INÍCIO DA ERA ESPACIAL


Em 04 de outubro de 1957, o mundo foi surpreendido por uma notícia bombástica. A União Soviética lançava ao espaço, o primeiro satélite espacial, o “Sputnik I” da base de Baikonur no Cazaquistão (a época, uma república soviética). A notícia foi realmente um choque principalmente para os Estados Unidos da América, que estavam dispostos a ter a supremacia da tecnologia espacial neste período. URSS e EUA  viviam o período da Guerra Fria, na qual as duas super-potências mundiais disputavam a hegemonia política , econômica e militar do mundo. Uma guerra de palavras e fatos, nos quais as armas atômicas eram seus principais meios de persuasão mundial .


Ao final da II Guerra Mundial, EUA e URSS, apareceram como os grandes vencedores do conflito. Como aliados na Guerra, venceram a temível Alemanha Nazista a custo de muitas vidas. Mas os dois países aliados no conflito, eram opostos em doutrinas econômicas e políticas. EUA, representavam o capitalismo e a URSS o comunismo. Após a II Guerra Mundial, eles dividiram o mundo nestes dois blocos sempre em conflito de ideias. Os EUA lançaram as bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki a fim de encerrar a guerra mundial em agosto de 1945. Para surpresa dos americanos, os soviéticos testaram sua primeira bomba atômica quatro anos depois, com informações roubadas dos americanos. E desde então, os dois países passaram a travar esta guerra de palavras e ideologias opostas, que ficamos conhecendo como Guerra Fria.
 
Sergei Korolev
Ainda durante a II Guerra, a Alemanha Nazista, vinha desenvolvendo armas poderosas para poder usar no conflito mundial. Entre estas armas, estavam o desenvolvimento de misseis balisticos, o mais mortal deles, era o “V-2”, arma que foi jogada várias vezes sobre o Reino Unido. O desenvolvimento destes foguetes de guerra estava a cargo do cientista alemão Wernher von Braun (1912 -1977). Antes do fim da Guerra e vendo a aproximação cada vez maior de tropas soviéticas e aliadas, Von Braun, junto com um grupo de cientístas de sua equipe e vários de seus planos debaixo do braço, fugiram de suas instalações nazistas e se entragaram as tropas americanas.  Ao final da guerra, ele foi enviado com sua equipe para os EUA onde passou a trabalhar para o governo americano no desenvolvimento de seus próprios misseis com base no "V-2".  Ao mesmo tempo que os soviéticos também levaram para a URSS vários equipamentos e alguns técnicos, sob o comando de Sergei Korolev(1907-1966).

Tanto americanos como soviéticos desenvolveram seus foguetes e misseis com base nos estudos de Von Braun na Alemanha nazista e nos "V-2" capturados.

Trabalhando em silêncio, os soviéticos liderados por Korolev desenvolveram os misseis balísticos de ataque nuclear da URSS. O que os soviéticos planejaram inicialmente foi a construção de um foguete de longo alcance para o lançamento de bombas atômicas. Mas logo o Kremlin reconheceu que lançar um satélite artificial causaria muito mais impacto do que apresentar ao mundo um simples foguete.  Korolev recebeu a incumbência de montar o programa espacial soviético e o primeiro passo deveria ser colocar em orbita um satélite espacial. Assim em 04 de novembro de 1957 um foguete desenvolvido por Korolev, após ser lançado de Baikonur no Cazaquistão, colocou em orbita o satélite artificial "Sputnik I", através de um foguete propulsor "R7 Semyorka"(um míssil balístico convertido a lançador de satélites).

O "Sputnik 1", era pequena esfera metálica de 58 centímetros de diâmetro e 83,6 quilos, circundava a Terra a uma distância entre 200 e 900 quilômetros, demorando cerca de uma hora e meia para completar uma elipse em torno do planeta. E emitia constantemente um bip para ser ouvido em qualquer parte do mundo através de rádio  como  uma foram de triunfo simbólico da conquista do poder no espaço.

Lançamento do Sputnik I

O choque nos EUA perdurou anos. Os americanos passaram a ver nos soviéticos uma ameaça à segurança de seu país, temendo que eles pudessem lançar foguetes atômicos capazes de atingir os EUA.

O segundo choque não se fez esperar: já a 3 de novembro do mesmo ano, os russos lançaram o Sputnik com a cadela Laika a bordo, o primeiro ser vivo a circundar a Terra. Foi então que os americanos se viram definitivamente ultrapassados pelos soviéticos.

O Kremlin tirou proveito político de seu sucesso na corrida espacial, aumentando ainda mais sua influência sobre os Estados satélites no Leste Europeu. E continuou investindo nas pesquisas, até o maior de todos os golpes: a 12 de abril de 1961, foi para o espaço a primeira nave espacial pilotada por um ser humano, o major soviético Yuri Gagarin.

Foi a gota d'água. Falando à nação no mesmo ano, o presidente John F. Kennedy, estabeleceu a ambiciosa meta de levar um ser humano à Lua até o fim daquela década.

Muitos anos se passariam até que o projeto se concretizasse: a 21 de julho de 1969, Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar na Lua. Os norte-americanos haviam recuperado terreno, 12 anos após o choque causado pelo primeiro Sputnik.



Fonte: Wikipedia / Terra Portal / Deutsche Welle 

Nenhum comentário:

Postar um comentário