quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Lançamento do single "Call Me" completa 40 anos



A história de “Call Me” um dos maiores sucessos do Blondie.



Corria o ano de 1980, o início de uma nova década que parecia ser bastante promissora.  A cultura pop estava muito alta, seja na moda, no cinema ou na música. O cineasta Paul Schrader, queria levar as telas uma estória ousada de um 'profissional do sexo' masculino,  em um mundo elitista que satisfazia mulheres ricas. Tema considerado ainda um verdadeiro tabu nesta época.  O filme foi classificado com neo-nair e drama criminal. A Paramount, relutante no início, deu sinal verde a produção de Gigolô Americano (American Gigolo)  na qual Schrader assumiu como diretor e roteirista com produção de Jerry Bruckheimer, produtor que ainda faria seu nome em filmes blockbusters alguns anos depois.  A Paramount, resolveu apostar alto no filme, convidou atores jovens e bonitos para a produção, o iniciante Richard Gere e a modelo Lauren Hutton.  O produtor Bruckheimer, chamou o tarimbado produtor musical italiano Giorgio Moroder para criar a trilha sonora.



Moroder, obviamente aceitou a proposta, e convidou a banda Blondie, para tocar o tema principal, que seria a abertura do filme.  Nascia assim, "Call Me", um dos singles de maior sucesso da banda e dos anos 80,  primeiro lugar nas paradas nos EUA, no Reino Unido e em boa parte do mundo...mas como surgiu este clássico ?

Conta-se que o produtor Giorgio Moroder, tinha outra ideia para cantora da canção, que não era inicialmente Debbie Harry, vocalista do Blondie, mas Stevie Nicks, do Fleetwood Mac, outra banda famosa neste período. Moroder fez o convite a Nicks para ajudar na composição e cantar na faixa, mas ela recusou, pois o contrato dela com a gravadora Modern Records, impedia trabalhos com Moroder. O Blondie só surgiu no caminho de Moroder, pois era a única disponível que não estava em gravação de novo álbum.


Nos primeiros encontros com Debbie Harry e a banda, Moroder mostrou uma música instrumental que ele tinha composto chamada "Man Machine", e pediu para Debbie compor a letra e a melodia da canção. Processo que ela conseguiu fazer em poucas horas. A letra foi escrita na perspectiva do personagem de Richard Gere, o 'prostituto masculino'. Debbie disse que as letras foram inspiradas por suas impressões visuais ao assistir ao filme e que "Quando eu estava escrevendo, imaginei a cena de abertura, dirigindo na costa da Califórnia".

Junto a produção musical e auxiliando Moroder, estava seu fiel escudeiro, o músico alemão Harold Faltermeyer. Em entrevista ao Red Bull Music por volta de 2014, revelou que a gravação de "Call Me" não foi as mil maravilhas em termos de produção.

" Nós fizemos essa música com o Blondie. Jerry Bruckheimer solicitou uma música e Giorgio escreveu a música, e como sempre acontece nos filmes, você precisa de um artista e de onde obtê-lo? Você não pode simplesmente pegar carona com um artista qualquer, você só precisa de alguém. O problema é que a maioria deles estavam no trabalho de seu próprio álbum ou está em turnê ou simplesmente não estavam disponíveis. Portanto, é bastante difícil conseguir o artista que você deseja fazer uma música para um filme. A menos que você lhes pague uma fortuna, então você ganha todo mundo. O Blondie estava no meio de um álbum, mas eles acharam que seria uma boa ideia fazer uma música especialmente para um filme, porque eu sei que Debbie gostava de Richard Gere."

Faltermeyer continua:

"Blondie se comprometeu(a gravar)  e então fomos para Nova York. Primeiro de tudo, fizemos uma, o que eu chamo de grade, porque essa música foi usada no filme também bloqueada na imagem. Gravamos uma primeira sessão e a levamos de volta a Nova York, que não foi muito apreciada pelo grupo porque eles pensavam que podiam tocar tudo sozinhos. Giorgio sempre foi um cara que não quer passar horas e horas no estúdio. Tudo tinha que ser rápido e isso bastava. Você sabe como são os grupos de rock 'n' roll, eles passam tempo e tempo, depois fumam maconha e depois fazem uma pausa. E então eles vão ... pensar... Fazem uma pausa para relaxar novamente e voltar a gravar. Portanto, percebi imediatamente que aquele não era o mundo de Giorgio. Em Nova York, finalmente os convencemos a usar nossa trilha, porque poderíamos, é claro, justificar porque precisávamos dessa grade porque era para o filme e tínhamos que fazê-lo. Com uma música de filme, é sempre uma questão de fazer as coisas rapidamente e de não passar um ano com o grupo em um álbum. Blondie estava gravando sua voz em Nova York e o Sr. [Chris] Stein estava gravando sua guitarra. E eu estava criando na época, então lembro que a guitarra de Chris, acho que era o seu primeiro nome, sempre que ele tocava era como barulho. E quando ele parou de tocar, ele imediatamente cortou o volume. Eu disse: “Chris, o que você está fazendo aqui? Isso soa uma merda. ”Ele disse:“ Tudo bem quando eu tocar, isto será bom. ”“ Você poderia deixar o volume aberto por um tempo enquanto não está tocando? ”“ Não. Não. Não. Não. Não posso. ”Finalmente, consegui que ele mantivesse o volume aberto e você não pode acreditar no que ouvi. Era como um silvo, zumbido, problemas no chão e tudo em sua guitarra, e quando ele apenas tocou a corda, de alguma forma estava tudo bem, mas, é claro, era inaceitável gravar. Então tivemos que passar um dia na configuração do amplificador e nas guitarras dele e acertar as bases e tudo para fazer uma gravação decente."

"Eu sabia que estavam na moda em Nova Iorque naquele período. Mas gravar com o Blondie foi um pouco demais. Quero dizer, estou interessado em tudo o que há de novo, mas se são apenas problemas técnicos e isto realmente não soou, foi terrível. Conseguimos que eles fizessem a gravação e depois conversei com o tecladista. Eu disse: “Sim, tenho outra ideia para isso e aquilo.” E então tentamos gravá-lo. Não conseguimos sincronizar essas coisas e Giorgio disse: "Ok, pessoal. É isso". Voltamos para Los Angeles. Mas a banda nos disse: ""Bem, o disco ainda não terminou."" Respondemos que iriamos terminar em Los Angeles. Então pegamos as fitas de volta e terminamos, e tivemos uma discussão bastante séria com a banda porque eu toquei a parte solo da música, o que, é claro, de alguma maneira eu a entendo. O tecladista gostaria de tocá-la e ele realmente não gostou do que eu fiz, mas, de qualquer forma, a coisa acabou e foi um grande sucesso. Foi um dos maiores sucessos de Giorgio, e isso é toda a história."

Giorgio Moroder, quando entrevistado pelo Red Bull Music Academy, alguns dias depois , também fez revelações sobre "Call Me". Moroder disse que o projeto começou quando ele foi convidado pelo produtor de cinema Jerry Bruckheimer, para o filme 'Gigolo Americano' (American Gigolo) e pediu pra ele:  "Eu preciso de algo realmente dirigido, algo meio rock, mas ainda pop, para a cena de abertura do filme quando ele, o gigolô, Richard Gere, dirige para a cidade pronto para conquistar Hollywood". Segundo Moroder, a banda Blondie foi a primeira escolha e não poderia haver mais ninguém pra cantar, pois a imagem da banda era muito boa naquele momento: "Eles eram o grupo do quadril naquela época. E então eu dei a música para Deborah, e ela criou esse grande título, 'Call Me'. Então gravamos a música, com a banda em NY, eu acho nos estúdios da Electric Lady."

Moroder continua sobre a gravação: " E foi bem interessante, porque eu sempre trabalhava com músicos, certo? Músicos profissionais. Eles eram todos grandes músicos, mas, você sabe, ainda é um grupo. Então, das coisas que eu lembro. O baterista(Clem Burke), um ótimo baterista, mas se pudesse, teria feito um preenchimento a cada duas barras. Então ele era assim [imita a bateria]. Então eu disse:"OK, eu sei que você é um ótimo baterista, mas você pode fazer isso a cada oito compassos? Possivelmente a cada 16? ”“ Não, mas tem que ...! ”Então tivemos uma briga, uma luta criativa, e ele ainda estava tocando bateria. E agora você ouve. Está bem. Ele fez bem. O único problema então, nós gravamos aqui Nova Iorque, eu levei de volta para Los Angeles e adicionamos o solo. E eles não gostaram. Eles disseram: "Por que você não voltou aqui e eu poderia ter feito isso?" E falei : "Olha, nós tínhamos um prazo. Tinha que ser feito. ”E nós fizemos. E soou bem. Mas um dos problemas de grupos, como o Blondie, foi que  eles nunca quiseram tocar a música. Para o Blondie, a música deles era, por exemplo, o que eles tinham, era essa a música deles. Essa música realmente não se encaixava na imagem deles, certo? Então eles realmente não gostaram de tocar."


Debbie Harry e Chris Stein, também entrevistados para o Red Bull Academy, também deram suas versões ao fato. Seria verdade que eles não ficaram felizes em compor e tocar "Call Me" como Moroder havia falado dias antes ?

Debbie explicou: "Ah não. Nosso tecladista (Jimmy Destri) recusou-se a tocá-la, porque substituiu seu papel. Ele ficou muito insultado por isso."

Chris Stein: " Sim, quero dizer, Giorgio era Giorgio. Era Giorgio e ele tinha dois caras, um era engenheiro e o outro era guitarrista e tecladista, e tenho certeza que eles substituíram várias partes de nossas partes. Podemos ter inventado e influenciado as partes, mas acho que elas foram refinadas por alguns desses caras. Clem está definitivamente lá, com certeza. Além disso, não posso ter certeza, porque apenas trabalhamos com ele muito rapidamente, desenvolvemos uma versão da coisa e, em seguida, ele disse que estava bem e, na próxima coisa, sabemos que ouvimos o produto final. Eu sei que é o pessoal do sintetizador dele, é o som padrão dele."



Fonte: Red Bull Academy


Nenhum comentário:

Postar um comentário