segunda-feira, 2 de maio de 2022

Discografia comentada : The Beatles (1962 - 1970)


Aquela famosa frase, "Algumas bandas revolucionaram a música, mas apenas uma revolucionou o mundo!", está corretíssima em se falando do lendário quarteto de Liverpool, The Beatles, banda formada por Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr. Sem sombra de dúvidas foram revolucionários. Engraçado, que apesar de gostar da banda, nunca tinha escutado por completo toda sua discografia de lançamento oficial, os 13 álbuns, conhecia um ou outro, e várias coletâneas, mas nunca todos os 13 completos, então com a disponibilidade agora online, aproveitei a chance.

Hoje temos o Spotify e Deezers e outras lojas de músicas de nuvem a disposição, e com uma conta free no Deezer, resolvi arriscar escutar todos os álbuns oficiais (13 ao todo) dos Beatles, em ordem cronológica de lançamento, mas com uma audição nos demos e primeiros trabalhos com o Tony Sheridan, na qual a banda fez apoio anteriormente ao sucesso. Desde o princípio, dá pra se notar que eram 'trabalhadores' competente da música. Mas isto já existia e ainda existe aos montes, então a medida que gravavam seus álbuns seguintes, eles evoluíram o som acrescentando novidades que foram muito bem aceitas por seu público que se tornou fiel e cativado a cada dia e isto a nível global, chegando a ponto de mudarem suas músicas para um nível nunca visto e transformando o rock radicalmente, fazendo outras bandas seguirem e trilharem seus caminhos mais além. Rock'n'Roll, rockabilly, surf rock, hard rock, heavy metal, progressivo, psicodélico, lisérgico, eles passaram por todas as fases mas sem nunca se fixarem, pois eles não eram comodistas e sempre estavam a frente para indicar o caminho que os outros iriam seguir.

 Como uma banda inglesa, eles começaram como outras bandas do seu país (ou reino como preferirem), imitando os artistas americanos, já que o rock'n'roll, era uma novidade entusiasmada para os jovens daquela época(final dos anos 50). Então surgiram várias bandas fazendo covers e imitações destes artistas como Elvis, Chuck Berry, Little Richards, Bill Halley entre outros. Os rapazes de Liverpool (uma cidade operária e portuária que recebe bastante imigrantes irlandeses) seguiram este caminho,  e começaram a tocar nos porões da cidade, em especial no Carven Club, um lugar onde várias bandas se apresentavam. Chegaram a ir pra Hamburgo atrás de algum prestígio, mas acabaram voltando as terras inglesas, onde já com um bom bate boca, começaram a chamar atenção de alguns empresários. Tony Sheridan, convidou os caras para ser sua banda de apoio e fazer algumas gravações, na qual "My Bonnie" , foi um single que teve uma certa audiência e chamou atenção de um dono de loja de discos chamado Brian Epstein. Ele viu nos rapazes uma mina de ouro, pois sabiam que eram competentes, e foi atrás das grandes gravadoras que se negaram a oferecer um contrato, já que 'bandinhas de rock existiam aos montes'. Uma que apostou neles foi a EMI, na qual chamaram o maestro George Martin, que viu grande potencial, mas primeiro sacaram o baterista Pete Best e colocaram outro baterista chamado Ringo no lugar. Epstein, transformou a banda com muita disciplina mudando seu visual, terninhos modernos, e mudança de comportamento com disciplina...então lançaram seu primeiro LP, "Please, Please Me" e ....se tornaram uma coqueluche(que muitos pensaram ser passageira, mas não foi isto que aconteceu). A gravadora praticamente tinha que lançar dois álbuns por ano para aproveitar os novos midas , depois vieram os filmes, desenho animados, turnês mundiais e ...o resultado todo mundo já conhece. 


A banda foi o que foi, não só pela disciplina, pois após um determinado período, eles quiseram se arriscar a voos mais altos, praticamente mudando o tipo de som, definido sons futuros, experimentações, evoluções e finalmente...revoluções. Isto muitas bandas já tentaram, mas em sua maioria, fracassaram. Os Beatles talvez conseguiram, porque tudo que eles faziam, era com amor e paixão, mesmo que o ambiente entre eles não fosse lá muito bom ou sadio. Enfim, em 1970, já cansados de tudo e seu desgaste e atritos internos, com Lennon já pulando fora no meio das gravações de Let it Be, Paul McCartney anunciou o fim da banda, que nunca mais se reuniu novamente.  

Aqui vai meu comentário álbum a álbum todo o que dá pra sentir destas gravações, eu nunca tinha feito isto antes na vida...

"Please, Please Me" - Lançado em março de 1963, a gravação logo de cara, mesmo que imitassem seus ídolos americanos com um ou outro cover, eles sacaram que poderiam compor suas próprias músicas e fazer seus próprios sucessos já no primeiro álbum "Please, Please Me" (1963). Isto fez a dupla Lennon&McCartney a mais famosas de todos os tempos, mesmo que já na sua fase final, ou era música de Lennon ou de Paul, mas continuaram assinando juntos. Dá pra tirar os grandes sucessos:  "I Saw Her Standing There", "Misery", "Please Please Me","Love Me Do", "P.S. I Love You", "Twist and Shout" e "A Taste of Honey".


"With the Beatles" - 
Em novembro de 63, 6 meses depois do álbum de debut da banda, chegava ao mercado um segundo álbum. Naquele período, já ficou claro pra gravadora EMI, que as vendas estratosféricas e a alta demanda dos fãs, não daria pra esperar de um ano para um próximo...e eles praticamente tiveram que entregar dois albuns por ano , ano a ano... para este segundo, a demanda de shows também estava alta, então tiveram que encontrar alguns meses na agenda, para colocar os caras de Liverpool no estúdio e mandarem bala para o álbum seguinte. Este álbum praticamente continua o que já estavam fazendo. É o mesmo Ie, Ie, Ie de sempre ou rock romântico, imitando os músicos americanos, tudo na mesma linha do anterior. Pela primeira vez, George Harrison encaixa uma música no disco, predominado por Lennon&McCartney. Mas a qualidade ainda era alta, podemos tirar daqui: "It Won't Be Long", "All My Loving" , "Please Mister Postman", "Roll Over Beethoven", entre as famosas.


"A Hard Day's Night" - Os caras mau tinham um ano de sucesso, quando viram a oportunidade de fazer um filme musical com eles(imitando Elvis que já fazia isto a muito tempo), e lançar um álbum em cima para aproveitar este sucesso. Assim em 1964, "A Hard Day's Night" foi lançado nas lojas junto com o filme homônimo, que teve o título no Brasil de "Os Reis do Ie, Ie, Ie" (tive a oportunidade de assistir uma reprise nos cinemas por volta de 2002). A Beatlemania já era uma loucura mundial e o filme/álbum só elevou isto a enésima potência. E como time que está ganhando não se mexe, praticamente o mesmo tipo de música agitada, romântica e louca de sempre. Além da faixa "A Hard Day's Night", temos ainda "Tell Me Why", "Can't Buy Me Love" , "I'll Cry Instead" e "And I Love Her".



"Beatles for Sale" - No final de 1964, o quarto álbum foi lançado. Sabendo que time que está ganhando não se mexe, a ideia era a mesma desde o primeiro disco, Ie-ie-ie, vende e muito, lá foram os rapazes, quase sem tempo para viver socialmente, para mais uma etapa de transformar som em ouro. Os Beatles estavam exaustos das turnês e gravações que vinham realizando. Dois meses e oito dias após gravarem o terceiro álbum A Hard Day's Night, eles voltaram ao estúdio para gravar Beatles for Sale. Haviam acabado também uma turnê pela Austrália, Nova Zelândia, Finlândia, Dinamarca e Suécia e feito várias aparições em programas de TV e rádio na Inglaterra. Trouxe mais covers, dá pra ver que seria mais do mesmo. Mas podemos destacar aqui: "No Reply", "Mr. Moonlight", "Kansas City / Hey-Hey-Hey-Hey!","Eight Days a Week"



"Help"
- Em agosto de 65, já começava a ficar claro ali, que os Beatles queriam uma mudança. "Help" foi a trilha sonora do segundo filme de cinema da banda, e também o primeiro a cores. Existe uma evolução da trilha do "A Hard Day's Night", não era apenas o ie, ie, ie de sempre. Lennon e Paul começam a melhorar suas composições, e agora apesar de serem registradas Lennon&McCartney, as músicas ou são de Paul ou são de Lennon. Temos Lennon compondo ao estilo de Bob Dylan em "You've Got To Hide Your Love Away", e a candidez de Harrison em "I Need You". Além do sucesso de "Ticket To Ride" e da música "Help", o álbum ainda tem uma preciosidade: a música "Yesterday", nada menos que a canção mais regravada na história da música. Este álbum praticamente fecha o ciclo da banda e se inicia outro...



"Rubber Soul"
- Lançado no final de 1965. Eu considero um dos top álbuns dos Beatles. Aqui é o álbum na qual a banda começou a tornar seu som mais eclético e sofisticado. Help finalizava a fase ie, ie, ie, e Rubber Soul começava a fase na qual eles mostravam que não era uma banda da moda, e já começavam a preparar um som revolucionário. A capa já mostrava uma foto distorcida da banda, com os cabelos maiores e olhares vazios...Neste tempo, depois de amenizada a força primitiva do Rock, com a explosão do folk rock e da surf music, cada membro grupo passou a utilizar-se de todas as potencialidades que os estúdios de gravação podiam oferecer. Eles simplesmente, mesmo ganhando milhões de libras com turnês, ignoram todos os pedidos e se voltam apenas para composições e estúdios. A gravadora é claro, pode ter achado no começo que poderia ser loucura, mas sabiam que eles chegaram no seu amadurecimento musical, na qual, qualquer coisa que tocassem, seria um grande sucesso (dinheiro entrando, diga-se) então eles estavam livres pra fazerem o que quiser. O resultado ? Músicas com o uso do cítara em "Norwegian Wood", o lirismo de "In My Life" e "Michelle", a solidão pungente de "Nowhere Man", enfim, Rubber Soul foi considerado o mais inovador álbum de rock lançado até então.


"Revolver" - 
Em agosto de 1966, os Beatles lançam seu sétimo álbum, "Revolver", com uma capa desenhada, bem diferente. Este álbum é considerado ainda mais inovador que "Rubber Soul". Marca a adesão oficial dos Beatles ao Psicodelismo. Passeia desde a música oriental "Love You To", aos apelos vibrantes de "Got to Get You into My Life", da solidão lúgubre de "Eleanor Rigby", ao experimentalismo psicodélico de "Tomorrow Never Knows" e o ufanismo de "Yellow Submarine". Letras cada vez mais profundas, composições recheadas de lirismo. Os fãs só aumentavam e os críticos não tinham nem palavras...mas o algo inovador ainda iria acontecer...a banda estava preparando sua obra prima, nem que para isto teriam que esperar até o ano seguinte pra saber.


"Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band"
- Maio de 1967, o mundo era sacudido por bombas no Vietnã e pelo oitavo álbum dos Beatles. Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, é simplesmente um dos álbuns mais revolucionários da música (não só rock) de todos os tempos e um dos mais vendidos. Já começa com a capa marcante na qual os membros aparecem ao lado de várias personalidades do século XX.  Agora a banda apresenta  na forma de personagens fictícios , o Sgt.Pepper e a sua banda, os próprios Beatles, levando a alegria e diversão nas diversas partes do mundo, com direito a uniformes e figurinos psicodélicos. Muito antes do camaleão Bowie dar suas caras com diversos personagens ou de bandas fakes virtuais como Gorilaz surpreenderem as pessoas, os Beatles inovaram nisto. Era um álbum conceitual. E os críticos ? Uma esmagadora maioria aclamaram Sgt.Pepper's. E onde estavam aqueles críticos que no começo da carreira da banda, falavam que o som deles não tinham futuro ???? Mesmo compondo separados, até Ringo compôs ("With a Little Help from My Friends"), eles chegaram a sua perfeição. Aqui temos clássicos como a homônima, a já citada de Ringo, além de "Lucy in the Sky with Diamonds" , "A Day in the Life" , só pra citar as mais conhecidas. Este com certeza, foi o álbum mais revolucionário da banda.



"Magical Mistery Tour" - Teriam os Beatles ainda fôlego para lançar um novo álbum ainda em 1967, na esteira do sucesso de Sgt.Pepper's ? A resposta veio em novembro daquele ano. Um projeto atrelado a mais um filme da banda, uma estória psicodélica e louca dos Beatles viajando em um ônibus pelo Reino Unido. Foi exibido para a TV BBC, foi durante malhado pela crítica, mas suas músicas ao contrário, deixaram a banda novamente no topo, o que não deixava de ser novidade. Já que tudo que faziam, eram sucessos imediatos. Apesar das críticas largamente difundidas na mídia em relação ao filme, a trilha sonora foi um sucesso de crítica e público e foi indicada ao Grammy. E a resposta se eles conseguiram fazer algo interessante após Sgt.Peppers, nem precisava argumentar. Além da faixa homônima, que abre o álbum, temos ainda a deliciosa "The Fool on the Hill" , "I Am the Walrus" , "Strawberry Fields Forever" , "Penny Lane"  e "All You Need Is Love"  ....só clássicas hoje em dia. As letras ainda escritas com muita profundidade pela banda.



"The Beatles - (White Album)" - Para o décimo álbum de uma banda já madura, revolucionária e influenciadora, a EMI autorizou um álbum duplo em 1968. Tipo de gravação arriscada, só os tops conseguiam este feito, no caso dos Beatles, nem precisava autorizar. Mas eles vieram para o estúdio totalmente diferentes. Voltavam de uma turnê de meditação na Índia, onde conheceram o Maharish, um guru indiano amigo do George Harrison, cada vez mais envolvido com música oriental. John Lennon e Paul, com novas parceiras e casamentos defeitos e Ringo indo na deles. E ainda tinha o baque da morte do Brian Epstein, o cara que praticamente "criou" a banda. O individualismo era bastante evidente. Lennon levava a Yoko para o estúdio, o que quebrava as regras de não levarem mulheres parceiras durante as gravações, Paul cada vez mais nervoso e controlador e Ringo, vendo tudo parecer indo para o pior caminho, simplesmente anuncia sua saída da banda...então os 3 se reuniram, botaram a cabeça no lugar, chamaram o Ringo de volta com muita festa e pedido de desculpas e depois de muito trabalho o álbum saiu. Nem foto de capa tinha, era simplesmente um fundo branco com o nome da banda em relevo (em contraste com o Sgt.Peppers por exemplo). Apesar de ser o mais fraco da banda (não o pior, pois Beatles não tinha álbum ruim), dá pra ver eles atirando em várias direções, desde uma tentativa de voltar ao rock básico do ínicio da carreira bem Chuck Berry, até experimentalismos a la Karlheinz Sotckhausen. O que se pode tirar lá?  "Back in the U.S.S.R." , "Ob-La-Di, Ob-La-Da" , "Blackbird", "Helter Skelter" (aqui praticamente iniciando o heavy metal), "Revolution 1" e a experimental e louca "Revolution 9". Vendeu ??? Muito...mas ja´ foram muito melhores...e já dava indícios de cansaço e fatiga entre Paul, John, Ringo e Harrison.



"Yellow Submarine" - 
Lançado em janeiro de 1969, este álbum, faz parte da trilha sonora do quarto filme dos Beatles, "Yellow Submarine", uma animação, na qual o quarteto se mostrava pouco interessada em participar, mas quando vieram o resultado final, filmaram cenas adicionais com eles em pessoa. O álbum contém seis músicas dos Beatles, incluindo quatro novas canções e "Yellow Submarine", lançado anteriormente, e "All You Need Is Love". As restantes músicas do álbum são uma regravação da banda sonora orquestral do filme pelo produtor da banda, George Martin. Diria que é um álbum interessante, mas muito longe de um grande álbum. Harrison aproveitou para colocar algumas composições que chegaram a ser rejeitadas em álbuns anteriores: "Only a Northern Song" e "It's All Too Much" .


"Abbey Road" - 
Lançado em setembro de 1969, com os Beatles já no seu final...mas apesar de tudo, nem é de longe um album ruim, alias, é muito bem gravado e produzido. Seria o último álbum da banda, mas foi lançado antes de Let it Be, que era vinculado a um novo filme cujo projeto demorou. Não parece ter turbulências ou falta de vontade em compor aqui. Parece até que a banda mostrava que iriam continuar por muito tempo. Neste álbum estavam bastante soltos, George Harrison compôs "Something" (só perdendo para Yesterday, como o single mais vendido da banda) e "Here Comes the Sun", mostrando que era um compositor de primeira. E ainda temos : "Come Together"  ,"You Never Give Me Your Money" , "Oh! Darling" e até uma composição bacana do Ringo,"Octopus's Garden" . Não precisa dizer que eles continuavam no topo. Composições maduras, mensagens adultas para uma geração adulta. Este disco foi marcado pelo uso de novos recursos tecnológicos que estavam surgindo na época. Um deles foi o sintetizador Moog, que começava a ser utilizado em maior escala dentro do rock. Ele possibilitava que virtualmente qualquer som fosse gerado eletronicamente.



"Let it Be"
- Ultimo álbum dos Beatles lançado em maio de 1970, na verdade, o último gravado é Abbey Road, mas Let it Be foi lançado bem depois, pois veio de um projeto que começou primeiro e foi adiado devido a vários problemas. A ideia do álbum, era fazer parte da trilha sonora do último filme dos Beatles, mostrando eles em estúdio, compondo, gravando e fazendo seu último show ao vivo, em cima do telhado da gravadora Apple, antes da polícia baixar e mandar desligar tudo. Inicialmente o projeto se chamaria "Get Back", mas após vários cancelamentos, atrasos e o desligamento de John Lennon no meio das gravações para comunicar sua saída dos Beatles, o álbum teve que ser remodelado para ser lançado finalmente em 1970. Pouco tempo após o lançamento, Paul McCartney anunciava o fim definitivo da banda, para desespero de milhões de fãs, fazendo "Let it Be", um dos seus álbuns mais sentimentais. Mas ao contrário do que possa parecer, o álbum ainda possui excelente músicas, e mostra a banda muito bem afiada em composições que variavam bastante. Lennon cria um das suas músicas mais lindas, "Across the Universe" ( com direito um mantra indiano), Paul compõe a icônica "Let it Be", George Harrison ainda afiado com "I Me Mine", ainda temos a melancólica e bela "The Long and Winding Road"  e é claro, "Get Beck". Só uma delas já valeria todo o álbum.

Conclusão

O que pode se constatar é que os Beatles, não completaram nem uma década de gravação, mas seus 13 álbuns capturaram o público não importando o tipo, estilo ou melodias que compunham. E é até triste notar, que seus últimos álbuns, estão longe de serem álbuns ruins, e o seu fim, foi no auge do sucesso, onde nunca conheceram de nenhuma forma o fracasso comercial. Depois do fim da banda Lennon, Paul , Ringo e George continuaram a lançar álbuns solos maravilhosos e gravar músicas maravilhosas, voltaram a realizar excursões, mas nunca mais formaram os Beatles novamente (houve quase uma chance quando Paul e John chegaram a se reconciliar brevemente), infelizmente o assassinato covarde de John Lennon, pois fim ao sonho de ver a banda junta de novo, e hoje, restam apenas 2 deles vivos. E ao longo de 50 anos, as gravadoras ainda continuaram a explorar a banda em outros álbuns, restos de gravações, apresentações em rádio e TV, antologias , documentários e outros, mostrando que eles ainda continuam relevante em mais de meio século...e continuaram a levar sua alegra e mensagem de paz e amor por gerações e gerações neste planeta... 


Nota para banda :  5 de 5
Nota para Composições: 5 de 5
Tudo perfeito. Banda Evolution , Revolution  !!!


OBS: 
O texto reflete a minha visão pessoal após escutar toda discografia oficial de lançamento (os 13 álbuns) dos Beatles, sendo que parte do texto pode ter sido adaptado de outros sites com inúmeras fontes. Agradeço a compreensão. 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário