quarta-feira, 26 de agosto de 2009

TED KENNEDY (1932* 2009+) - UM VERDADEIRO SENADOR


No momento em que o Brasil assisti as palhaçadas diárias ocorridas no Senado Federal brasileiro, chega a notícia da morte, aos 77 anos, de um dos maiores icones políticos americanos, o Senador Edward "Ted" Kennedy, irmão do ex-Presidente John Kennedy e de Robert "Bobby" Kennedy. Conhecido por sua intensa batalha a favor dos diretos sociais americanos, o Senador Ted Kennedy, lutava a algum tempo contra um câncer no cérebro. Foram quase 50 anos de uma carreira vitoriosa no Senado Americano. Era o símbolo do Partido Democrata, que é o partido mais liberal nos Estados Unidos da America e rival do Partido Republicano, o partido conservador. Junto com os irmãos John e Bobby, Ted, tornou-se uma das vozes mais proeminentes em defesa de políticas liberais nos Estados Unidos desde que foi eleito, em 1962, para a vaga no Senado que fora de seu irmão John Kennedy, então presidente.

Lutou pelos direitos dos negros e contra a segregação racial que imperava no sul dos Estados Unidos. Lutou por um sistema de ensino melhor para as crianças americanas. Foi defensor ferrenho de reformas sociais e da previdência social americana, mesmo sendo de família católica,foi a favor do aborto e o casamento entre pessoas do mesmo sexo, além de defensor das experiências com células tronco, todas ideias, condenadas pela Igreja Católica Apostólica Romana. Foi um defensor de direitos dos imigrantes e do controle de armas. No âmbito externo, condenou a ditadura militar do general chileno Augusto Pinochet, o regime de apartheid na África do Sul, a guerra do Vietnã e a guerra do Iraque, além de participar de esforços de paz na Irlanda do Norte. Por ultimo, apoiou o também Senador democrata, Barack Obama a Presidência dos Estados Unidos, feito que foi previsto por seu irmão Bobby, nos anos 60, quando em um discurso disse que um negro se tornaria Presidente da nação.
Kennedy Brothers: Bobby, John e Ted

Como irmão mais novo dos Kennedy, viu o falecimento trágico de todos os seus irmãos. O irmão mais velho Joseph Kennedy Jr, morreu na II Guerra Mundial quando seu avião explodiu acidentalmente em 1944, o irmão mais famoso, John Kennedy, que se tornou presidente americano, foi assassinado em 1963, seu outro irmão, Robert"Bobby" Kennedy(que havia sido Ministro da Justiça na época em que o irmão John era presidente), foi assassinado em 1968, quando fazia campanha para a presidência. E o próprio Ted, foi vítima de um misterioso acidente de carro em 1969, que custou a vida de sua secretária, quando dirigindo embriagado perdeu o controle do carro que caiu em um rio. Este acidente, manchou suas futuras pretensões em se candidatar a presidência americana.

Apesar dos pesares, conseguiu ser um símbolo dentro do partido democrata. O Presidente Obama, se declarou chocado a notícia da morte de Ted, da qual declarou ser bastante amigo. Foi uma grande perda para os Homo Sapiens deste planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário