quarta-feira, 3 de julho de 2013

R.I.P. - RICHARD MATHESON (1926-2013)


É com grande pesar que publico a nota de falecimento de um grande escrito e roteirista de fantasia e ficção-científica, Richard Matheson:

Richard Matheson, um dos escritores de ficção e fantasia que mais contribuíram com roteiros para a série "Além da Imaginação", faleceu no domingo, dia 23 de junho, aos 87 anos de idade, de causas naturais.
A notícia foi divulgada por sua filha Ali Marie em sua página no Facebook e confirmada pelo Los Angeles Times. Em nota divulgada via editora Tor Book, Ali diz: ‘Meu querido pai faleceu ontem em casa, cercado pelas pessoas e coisas que ele amava. Ele era divertido, brilhante, amoroso, generoso, gentil, criativo e, acima de tudo, o pai mais maravilhoso do mundo. Sentirei sua falta e o amarei para sempre Pop. Sei que agora você está feliz e saudável, em um belo lugar repleto de amor e alegria, que você sempre soube que existia’.

Richard Burton Matheson nasceu no dia 20 de fevereiro de 1926 em Allendale, New Jersey. Filho de imigrantes noruegueses, Matheson cresceu no Brooklyn, em Nova Iorque. Formado em jornalismo, Matheson mudou-se para Los Angeles em 1951, pouco depois de publicar seu primeiro conto.

Enquanto construía uma carreira como escritor, Matheson começou a contribuir com roteiros para episódios de séries de TV. Entre elas, Procurado Vivo ou Morto, O Paladino da Justiça, Cheyenne, Impacto, Lawman, Combate, The Alfred Hitchcock Hour, Jornada nas Estrelas (serie clássica), A Garota da UNCLE, Enigma, Galeria do Terror, Histórias Fantásticas, Kolchack – Demônios da Noite e Histórias Maravilhosas.



Mas a série com a qual ele é mais associado é "Além da Imaginação” (Twilight Zone), para a qual ele contribuiu com dezesseis episódios entre 1959 e 1964. Entre eles, os clássicos Third From The Sun, Mute, A World of His Own, Nick of Time, The Invaders, Terror at 20,000 Feet (adaptado para o cinema) e Night Call, entre outros. Foi o roteirista que mais contribuiu com estórias depois do criador da série, Rod Serling.

Diversos de seus contos e romances foram levados para o cinema e televisão, por ele ou por outros roteiristas. Entre os filmes que trazem adaptações de sua obra ou roteiros assinados pelo próprio Matheson estão: Encurralado, Em Algum Lugar do Passado, Eu Sou a Lenda, Amor Além da Vida, O Incrível Homem que Encolheu, Ecos do Além, Visitantes na Noite, Tormenta da Noite, O Solar Maldito, A Mansão do Terror, O Insaciável Marquês de Sade, A Casa da Noite Eterna, A Caixa e Gigantes de Aço, entre outros.

Seu trabalho influenciou uma geração de escritores, roteiristas e produtores. Fã de Matheson, Chris Carter chegou a batizar um de seus personagens da série Arquivo X com seu nome. Na trama do seriado, sempre que o Agente Fox Mulder necessitava de informações governamentais recorria ao misterioso Senador Richard Matheson.

O escritor de terror Stephen King listou Matheson como uma de suas maiores influências e dedicou o romance "CELL" a ele.

O cineasta de terror, George A. Romero, também se disse influenciado pela primeira versão do filme "Eu sou a lenda", que serviu de inspiração para seu filme "A Volta dos mortos vivos" e outros filmes de zumbis.

A escritora Anne Rice disse que o conto de Matheson, "A Dress of White Silk", que ela leu em sua infância, foi uma das suas influências para começar a se interessar pelas estórias de vampiros e ficção-científica.


Em 1952, Matheson se casou com Ruth Ann Woodson, com quem teve quatro filhos, entre eles, os escritores e roteiristas Richard Christian Matheson, Ali Marie Matheson e Christopher Matheson.

Após sua morte, várias personalidades ofereceram homenagens à sua vida e obra. O cineasta Steven Spielberg (E.T. e Tubarão) disse que "A imaginação irônica e icônica de Richard Matheson ajudando a criar histórias seminais de ficção científica me deu a minha primeira oportunidade, quando escreveu o conto e roteiro de "Encurralado” (Duel). Seus roteiros de "Alem da Imaginação" estão entre os meus favoritos, recentemente ele trabalhou com a gente no "Gigantes de Aço” (Real Steel), produção da Dreamworks. Para mim, ele estará na mesma categoria que Bradbury e Asimov ."


Entre as colaboração de Matheson com Spielberg, além do roteiro de "Encurralado” (o primeiro telefilme que Spielberg dirigiu em 1972 e vencedor do Prêmio do Cinema Fantástico de Alvoriaz), estão o roteiro para o filme para o cinema de Além da Imaginação que recebeu o título no Brasil de "No Limite da Realidade", três roteiros para o seriado "Amazing Stories" e o recente filme "Gigantes de Aço".

Outro colaborador que expressou condolências públicas foi o cineasta Roger Corman "Richard Matheson foi um amigo próximo e um dos melhores roteiristas que eu já trabalhei. Eu sempre pegava a sua primeira versão. Eu vou sentir falta dele."



Para Jornada na Estrelas, a série clássica, ele escreveu o episódio "O Inimigo Interior" (The Enemy Within).

Matheson, ao contrário de muitos escritores de ficção-científica, era um espiritualista e acreditava na vida após a morte, tema presente em dois filmes que ele roteirizou, "Em algum lugar do passado" e "Amor além da vida".

MISSÃO CUMPRIDA !!! VOLTE AO PAI ETERNO, MATHESON. EVOLUTION SEMPRE !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário