segunda-feira, 19 de setembro de 2016

VANGELIS RETORNA COM O ÁLBUM “ROSETTA”




Alegria geral, o músico grego eletrônico, Vangelis, sai mais uma vez de sua caverna, para lançar um novo álbum, depois de uma década sem lançar nada inédito! Conhecido por ser quase um eremita e sempre fugindo de holofotes e da imprensa , mantendo sua vida particular sempre em privado, Vangelis acaba de lançar o álbum “Rosetta” pelo selo Decca/ Universal Music, em um dos lançamentos mais esperados de 2016. Baseado na missão espacial da sonda “Rosetta” da Agencia Espacial Europeia (ESA), que tinha por objetivo alcançar o cometa  67P/Churyumov-Gerasimenko, que viaja entre as órbitas da Terra e de Júpiter.

Astronauta André Kuiper e Vangelis

A ideia de um álbum com temática espacial nasceu em 2014, quando o astronauta holandês André Kuipers, conversou em uma vídeo chamada em orbita da Terra na Estação Espacial Internacional (ISS) diretamente com Vangelis, na qual o astronauta comentou ser inspirado na música do grego. Vangelis então compôs em Novembro de 2014, três peças musicais inéditas que foram usadas pela Agencia Espacial Europeia(ESA) em seus vídeos para celebrar aterragem da sonda Philae(módulo de pouso da Rosetta) sobre o cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko. Todos os três vídeos se tornaram "virais" instantaneamente.





Vangelis então retornou a este tema e compôs um álbum inteiro de músicas dedicado à missão Rosetta. O álbum inclui as três faixas originais (em suas versões completas) e mais dez novas e inéditas composições, que a Universal Music lançará nos formatos CD, LP de vinil e download digital / streaming.


"A Mitologia, a Exploração,a Ciência e o Espaço são temas que me fascinam desde a Minha infância. Na Verdade, eles sempre estão ligados a música que eu escrevo", disse Vangelis no release do álbum.

Todas as músicas do álbum “Rosetta” foram compostas e realizadas por Vangelis, usando seus sintetizadores. Ao contrário de álbuns como "Mythodea" e a trilha sonora original de "Alexander", ou algumas outras obras pós-milênio, este álbum não foi gravado com uma orquestra ou mesmo um coro. Enquanto o estilo da música é muito diversificada, o que mais se destaca é que Vangelis retorna à gravação de música distintamente eletrônica. Um gênero que foi em grande parte ausente de sua produção desde 1996.



“ROSETTA”  - Decca/Universal – Set/2016

1.
"Origins (Arrival)"  
4:22
2.
"Starstuff"  
5:14
3.
"Infinitude"  
4:30
4.
"Exo Genesis"  
3:33
5.
"Celestial Whispers"  
2:31
6.
"Albedo 0.06"  
4:45
7.
"Sunlight"  
4:22
8.
"Rosetta"  
5:02
9.
"Philae's Descent"  
3:04
10.
"Mission Accomplie (Rosetta's Waltz)"  
2:12
11.
"Perihelion"  
6:35
12.
"Elegy"  
3:06
13.
"Return to the Void"  
4:19





"Heaven And Hell Part 1", “Alpha”, “Beaubourg” entre outros, foram usados na trilha sonora do documentário de astronomia e ciências, “COSMOS”, criado e apresentado por Carl Sagan (1934 -1996). O próprio Vangelis teve seu nome homenageado em um asteroide do sistema solar pela IAU (União Internacional de Astronomia) , ele também foi responsável pela trilha sonora das missões da NASA “Mars Odyssey”(2001) e “Juno”(2013).

Um Electronic Press Kit (vídeo produzido para a imprensa em geral) foi lançado em setembro com o making of desta produção e entrevista com Vangelis em pessoa, além de astronautas e cientistas da ESA :
  



Um site oficial também foi aberto, com várias informações e trechos da músicas. Um fato interessante é a presença de um jogo estilo "Asteroide" para os fãs brincarem.



http://www.vangelisrosetta.com/



Vangelis é um conceituado artista e pioneiro da música eletrônica desde os anos 60, quando fez parte do grupo grego “Aphrodite's Child”(cujo um dos membros era Demis Roussos). Após o fim do grupo, Vangelis foi para Paris, trabalhar em trilhas sonoras para documentários e depois para Londres, onde compôs trilhas espetaculares para o cinema como “Carruagens de Fogo” (Vangelis recebeu o Oscar de Melhor Trilha Sonora em 1982), “Blade Runner”, “1492 – A Conquista do Paraíso”,” Lua de Fel”, “Alexandre” entre outros.


Timeline Missão "Rosetta" - ESA (2004 - 2016) musica Vangelis



Vangelis já é conhecido dos temas espaciais. Muitos de seus álbuns como “Albedo 0.39” possuem inspirações astronômicas. No início dos anos 80, vários de seus temas mais conhecidos, como : "Heaven And Hell Part 1", “Alpha”, “Beaubourg” entre outros, foram usados na trilha sonora do documentário de astronomia e ciências, “COSMOS”, criado e apresentado por Carl Sagan (1934-1996). O próprio Vangelis teve seu nome homenageado em um asteroide do sistema solar pela IAU (União Internacional de Astronomia) , ele também foi responsável pela trilha sonora das missões da NASA “Mars Odyssey”(2001) e “Juno”(2013).

Evolutions Vangelis !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário