sexta-feira, 30 de julho de 2021

"Juno to Jupiter" - Vangelis lança novo trabalho baseado em missão da NASA em Júpiter


O Multi-instrumentista eletrônico grego, Vangelis, está lançando um novo álbum no mercado, junto com a gravadora UNIVERSAL pelo selo Decca, trata-se de "JUNO TO JUPITER" com o lançamento oficial programado para 25 de setembro de 2020 inicialmente, mas que acabou sendo adiado devido a vazamento do álbum em alguns sites. O álbum foi um trabalho que Vangelis fez com a NASA, a agência espacial americana, na qual ele foi comissionado inicialmente parar criar uma trilha sonora para os vídeos da missão da sonda espacial JUNO(desenvolvida pelo JPL-NASA), para estudar o maior planeta do sistema solar, Júpiter. Desde dezembro de 2013, a NASA tem soltado vídeos oficiais da Missão Juno com músicas de Vangelis, sejam originais ou não. Agora a UNIVERSAL/Decca anuncia o lançamento para 24 de setembro de 2021, praticamente um ano depois do programado.



Missão Juno

Lançada ao espaço pela NASA em 05 de agosto de 2011,direto do Cabo Canaveral , na Florida, por um foguete Atlas V, em uma missão de pesquisa de 6 anos, a nave fez um sobrevoo na Terra novamente em outubro de 2013, para pegar um impulso para ser arremessada mais rápido a Júpiter, na ocasião a NASA postou um vídeo oficial feito pela sonda Juno se aproximando e se distanciando do sistema Terra - Lua, com uma música inédita de Vangelis, publica oficialmente em Dezembro de 2013.




Posteriormente em Julho de 2016, a sonda Juno chegou ao sistema jupteriano entrando em orbita do gigante do sistema solar, ocasião que a NASA publicou um novo vídeo com uma animação da chegada. Foi usado a música "Titans" da trilha sonora composta por Vangelis do filme  Alexandre (2004) de Oliver Stone.




Em Dezembro de 2017, o Jet Propultion Lab (JPL-NASA), divulgou as resultados das pesquisas realizadas no planeta Júpiter durante um ano de missão  Juno.  Um vídeo de animação levando o espectador à atmosfera de Júpiter foi lançado com novas músicas de Vangelis:




Em maio de 2018, o JPL-NASA divulgou um novo vídeo da missão Juno, com imagens inovadoras do sobrevoo de Juno ao Polo Norte de Júpiter, filmado em infravermelho. Vangelis compôs uma nova música para este vídeo:



E em 05 de agosto de 2020, novamente o JPL-NASA, divulgou um novo vídeo da Juno em Júpiter, com uma montagem com as imagens da sonda mostrando a formação de tempestades com raios nas nuvens do gigante gasoso, acompanhadas de uma música inédita de Vangelis




Assim, as expectativas para o lançamento do prometido álbum desta missão já são altas, pois ele é prometido desde 2018. Em verdade, aquele era o ano oficial do encerramento da Missão Juno a Júpiter, só que a sonda ganhou mais uma missão estendida por mais um tempo e a previsão é que ela se encerre com um voo suicida direto ao planeta em Julho  de 2021. Os engenheiros do JPL e equipe propuseram uma extensão que permitiria que as atividades continuem por mais tempo para sobrevoar algumas das principais luas jovianas de perto e aumentar a diversidade dos objetivos científicos. Esta extensão foi aprovada em janeiro de 2021, assim a sonda poderá continuar sua missão de exploração até setembro de 2025 ou até o fim da sua vida — o que acontecer primeiro. Nisso, a nave irá continuar realizando as observações essenciais de Júpiter, além de investigar também os anéis e luas do planeta por meio de sobrevoos de Ganimedes, Europa e Io.


Em 8 de outubro de 2020, a NASA lançou mais um novo vídeo da missão Juno a Jupiter. O filme é uma reconstrução de como seria a filmagem real de um voo de Júpiter, com base em 41 fotografias tiradas pela sonda. O vídeo é acompanhado por uma nova música de Vangelis. Tal como acontece com os outros vídeos lançados pela missão Juno, a música não está realmente entre as composições do próximo álbum e provavelmente só será ouvida neste vídeo:





Em 24 de junho de 2021, a NASA publicou novo vídeo, com o 34º sobrevoo da sonda Juno a Jupiter bem como um voo a seu satélite Ganimedes: 




Agora com o anúncio oficial realizado pela UNIVERSAL/Deeca em Julho/2021, podemos finalmente deslumbrar o tão aguardado álbum, seguido do primeiro single  "In The Magic Of Cosmos" (Já disponível nas plataformas digitais):


LINKS

Spotify: https://open.spotify.com/track/6l6eGJDCe2d0sEsgJNi2cU?si=c49d987b6ad4424a&nd=1

Apple Music: https://music.apple.com/us/album/juno-to-jupiter/1525721308

Deezer: https://www.deezer.com/br/album/246732882


RELEASE OFICIAL:



VANGELIS

    "JUNO TO JUPITER"


O AMANHECER DA VIAGEM DOS ENTUSIASTAS PARA O ESPAÇO,

JUNO TO JUPITER É UMA VIAGEM MUSICAL MULTI-DIMENSIONAL IMERSA EM

SONS DO COSMOS


RECURSOS DE GRAVAÇÃO POR VANGELIS

ANGELA GHEORGHIU, SOPRANO, AS JUNO

CD DE ÁLBUM E DIGITAL LANÇAMENTO PELOS REGISTROS DECCA EM 24 DE SETEMBRO

VINIL E UMA CAIXA DE EDIÇÃO LIMITADA A SEGUIR


Decca Records anuncia o lançamento do novo álbum de Vangelis "Juno to Jupiter" em 24 de setembro. O álbum estará disponível em CD e formatos digitais, com vinil e uma caixa de edição limitada definida a seguir.


O trabalho, inspirado na missão inovadora da NASA pela sonda espacial Juno e sua exploração contínua de Júpiter, é uma jornada musical multidimensional com a voz da superestrela da ópera Angela Gheorghiu. O álbum inclui sons do evento de lançamento de Juno na Terra, da sonda e seus arredores e da jornada subsequente de Juno que foi enviada de volta à Terra a partir da sonda, que continua a estudar Júpiter e suas luas: 365 milhões de milhas de distância da Terra em seu ponto mais próximo.


A missão Juno, uma das missões planetárias mais desafiadoras e cientificamente ambiciosas da NASA já tentada, recebeu esse nome em homenagem a Hera (em romano Juno), que, de acordo com a mitologia grega, era a mãe de deuses e humanos e esposa de Zeus, em romano Júpiter, que foi o pai dos deuses e dos humanos. Para esconder suas travessuras, Júpiter envolveu-se com um véu de nuvens. No entanto, Hera / Juno foi capaz de perscrutar através das nuvens e descobrir as atividades de seu marido com seus poderes especiais. Da mesma forma, a espaçonave Juno está olhando por baixo das nuvens, revelando a estrutura e a história do planeta e como nosso sistema solar foi formado.


“Pensei em colocar ênfase nas características de Júpiter / Zeus e Hera / Juno que, segundo a Teogonia Grega, tinham uma relação especial. Achei que deveria apresentar Zeus / Júpiter apenas com o som, pois as leis musicais transformam o caos em harmonia , que move tudo e a própria vida. Ao contrário, para Hera / Juno, senti necessidade de uma voz. Angela Gheorghiu, representa nesta representação histórica da missão ao planeta Júpiter, Hera / Juno, de uma forma deslumbrante. "

- Vangelis


Este julho marca o aniversário de cinco anos da inserção da espaçonave Juno na órbita de Júpiter. Lançado em 2011 da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, Juno chegou a Júpiter em 4 de julho de 2016. Devido à sua importância, a missão que estava programada para ser concluída em 31 de julho foi estendida pela NASA e agora Juno continuará explorando o sistema Joviano completo - Júpiter e suas luas - até setembro de 2025.


As vozes apresentadas no álbum, cortesia da NASA, incluem os cientistas Randall Faelan (Lockheed Martin, Líder de Operações em Tempo Real de Exploração do Espaço Profundo), Chris Leeds (Lockheed Martin, Engenheiro Sênior da Telecom), Jennifer Delavan (Lockheed Martin, Sistemas de Naves Espaciais) e Matt Johnson (Gerente de Missão Juno, JPL / Caltech).


Vangelis, um pioneiro da música eletrônica, com sua imaginação cada vez maior e experimentações inovadoras, é aquele que, como nenhum outro, fez a fusão perfeita entre o mundo acústico e eletrônico. Suas orquestrações para este novo álbum expandem mais uma vez os horizontes da música eletrônica, borrando a linha entre ela e a música sinfônica acústica que culmina em uma viagem musical de tirar o fôlego e ao mesmo tempo calmante. O uso característico de Vangelis de sintetizadores, riffs de metais ousados ​​e cordas expansivas transmitem uma sensação de mistério sobre a vida além do nosso próprio mundo e homenageiam todos aqueles que lidaram e ainda lidam com a observação e a exploração das estrelas, os planetas e o Universo ; e que dedicaram suas vidas a compreender a fronteira final e os segredos de nosso sistema solar.


“A música de um filme é instrumental no sentimento que se tem, essa ideia é clara para todos os cineastas, pois a música toca nossas almas de uma forma que ultrapassa em muito a experiência visual. É o caso de tantos filmes que Vangelis tem marcou, e é novamente verdadeiro para Juno a Júpiter, que fornece uma nova dimensão para nossa conexão com a natureza e a busca da humanidade para ir além da Terra e tocar a parte de nós que está presente em todo o sistema solar e além. "

- Dr. Scott Bolton , Investigador Principal da Missão Juno (NASA/JPL)


Vangelis, sem treinamento formal, começou a tocar piano aos quatro anos e aos seis estava dando apresentações públicas de suas próprias composições - seu dom natural vindo de um lugar que ele chama de memória - um lugar que ele diz que todos podemos acessar se pudermos apenas lembrar-se. Desde a infância, Vangelis está constantemente compondo música e lançou mais de quarenta álbuns, mais de vinte trilhas sonoras de filmes / TV, dois balés, uma apresentação de dança moderna, seis peças, três sinfonias corais e tem grandes espetáculos audiovisuais em seu crédito.


A música de Vangelis é frequentemente ligada a temas de ciência, história e exploração. Junto com sua trilha sonora vencedora do Oscar para 'Chariots of Fire' e sua aclamada música   'Blade Runner', ele escreveu o coral sinfônico 'Mythodea' para a missão 2001 da NASA em Marte, bem como filmes como Antarctica, '1492: Conquest of Paradise' e  'Alexander'. Vangelis também colaborou com a Agência Espacial Europeia (ESA) em seu álbum Rosetta para marcar o culminar da Missão Rosetta para pousar uma sonda em um cometa pela primeira vez na história, bem como para a transmissão pela ESA ao espaço de seu CD single dedicado ao falecido Professor Stephen Hawking, como um sinal de respeito e lembrança. Sua música também foi usada na série de documentários Cosmos: A Personal Voyage de Carl Sagan.


A NASA concedeu a Vangelis sua Medalha de Serviço Público. Além disso, o Centro Minor Planet da União Astronômica Internacional no Observatório Astrofísico Smithsonian chamou o Asteróide 6354 que está localizado entre Júpiter e Marte como "Vangelis" em sua homenagem, devido ao impacto internacional e valorização de seu trabalho, bem como sua relação com o Universo.


"Vangelis compôs todas as músicas para vídeos, documentários e simulações de observações da Juno [...]. Não é sempre que um compositor vencedor do Oscar (e não só) se inspira a escrever música sobre o espaço. Então, a missão Juno teve seu impacto público multiplicado pelo talento único da música de Vangelis. Este libreto é uma continuação da história da Juno .... "

- Stamatios (também conhecido como Tom) Krimigis, Pesquisador Principal das missões Voyager 1 e 2 (NASA/JPL)


TRACKLIST do ÁLBUM


     1. ATLAS’ PUSH  

          Palavras faladas são uma cortesia da NASA

     2. INSIDE OUR PERSPECTIVES  

     3. OUT IN SPACE   

     4. JUNO’S QUIET DETERMINATION 

     5. JUPITER’S INTUITION 

     6. JUNO’S POWER 

     7. SPACE’S MYSTERY ROAD  

     8. IN THE MAGIC OF COSMOS 

     9. JUNO’S TENDER CALL  

          Angela Gheorghiu, soprano, como Juno

    10. JUNO’S ECHOES 

    11. JUNO’S ETHEREAL BREEZE 

    12. JUPITER’S VEIL OF CLOUDS 

    13. HERA/JUNO QUEEN OF THE GODS 

          Angela Gheorghiu, soprano, como Juno

    14. ZEUS ALMIGHTY   

    15. JUPITER REX 

    16. JUNO’S ACCOMPLISHMENTS 

          Angela Gheorghiu, soprano, como Juno

    17. APO 22 

          Trechos falados são uma cortesia da NASA. (*) 

    18. IN SERENITATEM 


(*) Vozes: Randall Faelan, Lockheed Martin, Deep Space Exploration Real-Time Operations Lead; Chris Leeds, Lockheed Martin, Telecom Sr. Engineer; Jennifer Delavan, Lockheed Martin, Spacecraft Systems; e Matt Johnson, Juno Mission Manager, JPL/Caltech.



facebook.com/VangelisOfficial

Vangelis.lnk.to/JunoToJupiterSo


A Universal Music criou um site especial para o lançamento:

https://www.junotojupiter.com/


OBS: A capa mudou ligeiramente desde as listagens do ano passado: o nome de Angela Gheorghiu foi adicionado, rotulado como "Soprano, as Juno".

Observe, o lançamento do vinil, que virá em uma data posterior, terá uma faixa bônus chamada COSMOS AUTOPATOR adicionada no final. Além disso, IN SERENITATEM está listado como "(versão em vinil)", provavelmente para combinar com a faixa de fechamento extra.

Algo para se esperar: haverá um livreto grosso e bonito de 89 páginas que fará parte do lançamento do CD principal, assim como os próximos lançamentos em vinil e edições limitadas. O livreto está cheio de fotos de Júpiter, do cosmos, das equipes da NASA, da mitologia grega e de muitas fotos nunca antes divulgadas de Vangelis, Gheorghiu e outras pessoas envolvidas no álbum. Ele também contém contribuições textuais de Vangelis, Angela Gheorghiu e outros.


Algumas fotos disponíveis:

Vinil
Vinil

CD
CD


BOX SET 1
BOX SET  (Vinil e CD)


BOX SET 2
BOX SET (CD)




Fonte: NASA - Elsew.com / UNIVERSAL-Deeca / Vangelis

Nenhum comentário:

Postar um comentário