quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Debbie Harry no Liberatum Festival - Salvador - Bahia - Nov/2023

  2023, marcou o quarto retorno do Blondie a América do Sul, após sua última passagem pelo nosso continente em 2018, quando esteve no Popload Festival em São Paulo(sua primeira e única apresentação no Brasil) e em Buenos Aires na Argentina (para um show maior). E lembrando que a Debbie já esteve antes no país em 2012, para alguns eventos em São Paulo(O baile da AmFair e o aniversário da Revista Vogue Brasil) A infeliz surpresa foi que desta vez não tocaram no Brasil mas apenas na Colômbia (dois shows, um em festival e outro sozinhos em outro lugar de Bogotá, como deveria ter acontecido aqui no Brasil quando vieram no Popload Festival). Eles tocaram no Estéreo Picnic, a versão colombiana do Lollapalooza, que aconteceu praticamente na mesma época do nosso festival ( e da Argentina e Chile), mas foram praticamente ignorados pelos promotores de eventos.  Em 22 de março fizeram um show apenas deles no  Chamorro Entertainment City Hall, Bogotá e no dia  24 de Março tocaram no Stereo Picnic Festival com outras bandas. Eles tocaram 14 faixas no primeiro show e 11 faixas no segundo show do festival. A expectativa de mais shows do Blondie na América do Sul, não se concretizaram este ano, pois eles estão tocando em turnês cada vez menores...quem sabe com o lançamento de um próximo álbum, eles não se animam a voltar pra cá ? É esperar 2024...


...Mas, sabemos que a Debbie Harry é viajada e gosta de participar de eventos pelo mundo. E qual foi a surpresa que anunciaram em agosto de 2023, o festival internacional Liberatum agendado para Salvador entre 3 e 5 de novembro de 2023 em sua primeira edição no Brasil. O evento anunciado como gratuito(com ingressos adquiridos antes) para reunir atrações artísticas com as participações da atriz Viola Davis, a atriz Angela Basset além da nossa lendária estrela do rock Debbie Harry, além de celebridades brasileiras como Alcione, Taís Araújo, entre outros. 


Em 19/10, o Liberatum Festival, confirmou nas suas redes sociais, a participação de Debbie Harry no Festival, junto com o amigo e agente pessoal, Rob Roth, para uma palestra após a exibição do filme "BLONDIE: VIVIR EN LA HABANA" (2020), dirigido pelo próprio Roth, um minidocumentário, premiado em festivais pelo mundo sobre a primeira visita do Blondie a Cuba, a convite daquele país para estreitar laços culturais. Junto aos dois, também estaria a artista trans Majur. A ideia é que ambas se unam ao diretor Rob Roth, após a exibição do documentário para uma discussão sobre a importância das trocas e colaborações criativas e culturais. O festival é totalmente gratuito e aberto ao público. No texto do Festival:


"𝐋𝐈𝐁𝐄𝐑𝐀𝐓𝐔𝐌 𝐁𝐑𝐀𝐒𝐈𝐋 - 𝐃𝐄𝐁𝐁𝐈𝐄 𝐇𝐀𝐑𝐑𝐘

O nome Debbie Harry evoca muitas imagens: figura seminal do rock-n-roll, cantora complexa, vocalista incandescente, ator e ícone da moda. O sucesso de Debbie no topo das paradas, o espírito destemido e a rara longevidade - incluindo mais de 50 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo e projetos solo aclamados - consolidaram-na como uma força global vibrante e uma formadora da cultura pop.

Com Blondie, inegavelmente uma das bandas mais pioneiras e influentes do nosso tempo, Debbie e o co-fundador Chris Stein uniram os mundos do rock, punk, disco e Reggae com “Heart of Glass” e “Call Me” e inovaram ao combinando hip-hop e pop em “Rapture”. Seus sucessos de décadas levaram a banda ao Hall da Fama do Rock 'N' Roll em 2006. Debbie também teve uma colaboração de longa data com o grupo de jazz americano aclamado pela crítica, The Jazz Passengers, fiel da música livre de Nova York. -cena de jazz. Sua voz espetacular transborda uma elegância sofisticada raramente ouvida na música pop, enquanto ela continua a infundir em seu trabalho uma sensibilidade artística requintada. Sua recente visita a Cuba se transformou em seu mais recente documentário dirigido por Rob Roth, “Blondie: Vivir En La Habana”, onde celebra um belo intercâmbio cultural. Fora da música, Debbie também se envolveu em uma carreira de sucesso como atriz, com mais de 30 papéis no cinema e na televisão (incluindo Videodrome, Hairspray e Heavy, para citar alguns). Ela se tornou e continua sendo um verdadeiro tesouro nacional, cuja influência continua a impactar o mundo da música, da moda e da arte.

Mais recentemente, em outubro de 2019, Debbie tornou-se autora de best-sellers com o lançamento de seu livro de memórias, FACE IT. De uma irreverente deusa punk do Lower East Side a uma genuína embaixadora internacional do cool de Nova York, Debbie Harry será para sempre sinônimo daquele espírito punk que vive em algum lugar dentro de todos nós."


No sábado dia 28/10, o Liberatum Festival, confirmou os dias e horários das palestras e shows, incluindo a Debbie: 

Debbie Harry e Rob Roth apresentaram o Blondie: Living in Havana no primeiro dia, 03 de Novembro 2023 as 13 horas no Centro de Convenções de Salvador. Depois uma palestra dela , Rob e a(o) Majur(artista trans baiana), tudo relacionado a um evento gratuito, mas que necessitaria de ingressos vendidos online para entrar...e que se esgotaram em poucas horas, fazendo muita gente se revoltar...


A vinda - Debbie Harry retorna ao Brasil...desta vez na Bahia...

A chegada - 01/11/2023

Debbie Harry, acompanhada do diretor/produtor Rob Roth e do maquiador e amigo, Miss Guy, partiram de Nova Iorque no voo da United Airlines as 23:45 do dia 31 de outubro, sem escalas até o Aeroporto Internacional de Guarulhos-SP, chegando aproximadamente as 10:05 da manhã do dia 1° de Novembro. No mesmo dia logo em seguida fizeram uma conexão  para um voo doméstico até Salvador, na Bahia, chegando na parte da tarde. A espera no Aeroporto Internacional de Salvador, já tinha uma pessoa (única) com uma placa com o nome da Debbie...e mais nada...nenhuma recepção especial.


Debbie e sua trupe seguiram para o FERA PALACE HOTEL de Salvador. Rob Roth publicou uma foto do trânsito em Salvador no final da tarde, para marcar a sua chegada.

A noite, ele ainda postou no rooftop do hotel, uma foto que segundo ele foi tirada pela própria Debbie. 

https://www.instagram.com/p/CzH51ijO0mw/


Dia 02/11

Logo pela manhã, Debbie, Rob e Miss Guy desfrutaram de um delicioso café da manhã no Fera Palace Hotel.



Depois, aproveitando o período livre da manhã, fizeram um passeio a pé por Salvador. A cidade estava toda parada por causa do feriado de Finados. Um dos registros dela foi feita por Rob Roth, andando pela Praça Castro Alves...




A tarde Rob (possivelmente sem a Debbie) foi para um evento do bloco afro Ilê Aiyê, na Bahia.


Na noite de quinta-feira, no dia 02/11, houve um jantar de boas-vindas dos convidados antes do Festival Liberatum no Fera Palace Hotel, que contou com a presença de Debbie, Rob e Miss Guy e várias personalidades VIPs. O jantar foi  assinado pelo chef Fabrício Lemos, do Grupo Origem e teve muita música e dança durante a noite. "Para nós, é uma imensa satisfação apoiarmos um evento como o Liberatum, que visa colocar no centro do debate pautas antirracistas e a favor da diversidade. Essa será uma grande oportunidade de Salvador, a cidade com maior população afro fora da África, mostrar ao mundo a sua riqueza, seus costumes e cultura", celebra o CEO da Fera Hotéis, Antônio Mazzafera, anfitrião do encontro. 

Debbie usava um look que misturava P&B, brilho e estampa.

Entrada triunfal


Pose no rooftop do Fera Palace Hotel 

Debbie entre Miss Guy e Majour


Antônio Mazzafera, anfitrião do encontro, aproveitou para tietar um pouco a Debbie...


Dia 03/11 

Dia 03 de novembro foi o grande dia da palestra da Debbie, no primeiro dia do Liberatum Festival no Centro de Convenções na Orla da Boca do Rio em Salvador, capital baiana. A palestra começou por volta as 13:20 da tarde. Ainda no vestiário tocando a maquiagem e fazendo o cabelo, Majur, respondeu algumas perguntas, entre elas se conhecia o trabalho da Debbie ou escutado o Blondie. Majur disse que sim, conhecia as músicas do Blondie e admirava a Debbie Harry por ser uma pioneira no rock em um ambiente só de homens. Antes dos bastidores pouco antes da entrada, Rob Roth fez um registro da Debbie e Majur juntas.



Debbie estava usando um vestido com a frase "War No", em referência aos conflitos no Oriente Médio e a Guerra na Ucrânia.




O documentário Blondie: Living in Havana, foi exibido com legendas antes da entrada dos palestrantes.



 Então os convidados foram chamados ao palco para discutir sobre a importância das trocas e colaborações criativas e culturais e também refletir sobre o papel da música na autoafirmação e nas revoluções feministas e inter-raciais. Tudo foi mediado pelo diretor americano Rob Roth. Mas o durante este debate, houve problemas técnicos referentes a tradução e áudio. O tradutor meio que se perdeu na tradução, repetia em inglês a mesma coisa que o interlocutor falava e cortava algumas vezes a frase da pessoa e Rob teve problemas em se expressar durante o evento, a ponto de  ter que refazer algumas vezes sua pergunta em inglês para a Majur, entender na tradução em português.  Um fã chegou a fazer perguntas para a Debbie, mas ela acabou também não entendendo e chegou a reclamar do eco e da altura. Rob Roth, chegou a fazer uma concha com as mãos na sua orelha pra poder entender o que estavam dizendo. Foi então que trocaram o tradutor no meio da palestra e a discussão melhorou .








Majur exaltou a contribuição de Debbie para o protagonismo feminino na música, e falou sobre a importância da arte enquanto instrumento para legitimar sua própria identidade como uma mulher trans: "Toda vez que falamos de mulher na música, ela(Debbie Harry) é uma das principais referências. Ela é a primeira mulher a cantar em uma banda só de homens. Se tem uma coisa que me possibilitou ser quem eu sou foi a música. Pois parecia ser mais fácil entender a imagem artística do que de fato entender a humanidade daquele corpo. É por isso que eu amo a música, porque ela me deixa ser quem eu sou”, completou.

Debbie respondeu: “Eu estava brincando com a ideia de ser uma mulher muito feminina liderando uma banda de rock masculina em um cenário extremamente machão”, 


Em meio ao debate, Majur perguntou à Debbie sobre o momento em que ela percebeu que era uma pessoa famosa:

“Eu acho que nos anos 90. Eu estava saindo de um período de semi aposentadoria e eu fui pra uma sessão de fotos e aí alguém disse que eu era um ícone. Eu fiquei chocada, porque para mim um ícone é uma figura religiosa, russa”, respondeu a americana.


Questionada por um fã da plateia sobre como se sentia estando em Salvador, a cidade mais preta fora da África, Debbie afirmou estar muito “honrada”. Ela ressaltou que sempre escutou música preta e que a arte a fez expandir as fronteiras emocionais e também inter-raciais.  Agradecida por ser de Nova Iorque, a americana contou ao público sobre a recorrência de conhecer novos artistas através do rádio da sua casa: “Eu sempre tive a influência dos artistas negros e, sim, então, nesse respeito, eu me sinto muito confortável e eu acho, claro, que a música é a internacional,  inter-raciais, intersexual, é o animal”.


A artista também revelou que Carmen Miranda e o filme “Orfeu Negro” são as suas principais referências de arte brasileira. Já Majur citou a modelo Naomi Campbell e a cantora Beyoncé como suas inspirações norte-americanas.

Em um momento marcado pela emoção, Majur recebeu a mãe no palco. Ela exaltou a filha e destacou a trajetória da artista. “Você tem uma grande mãe”, disse o diretor Rob Roth à Majur.



Uma iniciativa do mediador, Rob Roth, tornou a palestra mais interessante ao convidar algumas pessoas do público para realizar perguntas à mesa presente. Além do também cantor Hiran que foi até o encontro de Debbie para realizar sua pergunta, um outro fã teve destaque ao elencar o prefixo “trans” como chave daquela mesa. Para ele, Majur, uma mulher trans e Debbie uma transgressora estão unidas através do tempo pelas mudanças que realizaram na sociedade.

Após essa fala o Robb Roth ainda completou apontando a música como “grande equalizadora das diferenças”.


Houve uma discussão sobre infância, dos pais incentivarem os filhos desde cedo o lado artístico. Rob Roth disse que a arte foi uma forma de se encontrar novamente: “eu tive as artes e essa foi a minha escapatória”. No embalo, a cantora norte-americana Debbie Harry recordou de um episódio na infância que a influenciou bastante na caminhada de se tornar uma grande estrela do rock: 

“Eu me lembro quando era pequena e uma vez fui chamada para cantar em um brincadeira chamada ‘Casamento da Cinderella’. E eu cantei tão baixinho, diminuindo tanto a minha voz, porque eu tinha um medo, era muito tímida, mas foi ali que eu enxerguei primeiro a minha capacidade de ser o que eu sou e de cantar. Essa foi uma situação específica que me marcou muito e eu agradeço a aquela garotinha”.

vídeos:


Nos bastidores, ainda teve gente que conseguiu tietar Debbie, como foi o caso do espanhol Kleykafe (assessor da atriz Rossy de Palma), que levou sua Barbie Debbie para ela autografar e tirar umas fotos de recordação



Após a palestra, ainda teve uma sessão de fotos oficiais de Debbie e Majur 


A palestra chegou a ser mencionada no Jornal Nacional da Rede Globo, com imagens rápidas da palestra, mas sem mencionar diretamente Debbie Harry.

Se de dia foi dedicado as palestras...a noite foi a vez de jantar e festa para os convidados. 

Na noite do dia 03/11, o evento Liberatum, preparou uma homenagem para a cantora Alcione com o Prêmio Honra Cultural. Para dar início as celebrações, o fundador da Liberatum Pablo Ganguli, Paula Bezerra de Mello e Rubén Escartín, CEO da Prima Empreendimentos, patrocinadora do festival, receberam convidados para um coquetel intimista no bar do Hotel Fasano. Entre eles, Angela Basset, Rossy de Palma, Seu Jorge, Debbie Harry, Angela Missoni, Taís Araújo e Erika Hilton, que posaram com exclusividade para as lentes de Thiago Bruno antes de seguir para o jantar no restaurante Amado em homenagem a Alcione. Após o jantar, a festa continuou no rooftop do Hotel Fasano.

Debbie usando um vestido curto preto com estampas, chegou acompanhada do amigo e diretor Rob Roth. 


Debbie Harry e Rob Roth


Momentos de muita alegria e desconcentração, Debbie tirou algumas fotos com a atriz espanhola, musa dos filmes de Pedro Almadovar,  Rossy de Palma. e outros convidados como a promoter Paula Bezerra, Angela Missoni e Kleykafe.


Paula Bezerra de Mello, aproveitou pra tietar Debbie e Rob.

Novamente Kleykafe  não perdeu a oportunidade.


 E fecharam a noite com uma surpresa inesquecível: uma performance de Seu Jorge. O músico, que palestrou em um dos encontros mais impactantes do festival, se juntou aos amigos Magary Lord e Fábio Alcântara na voz e violão – e flauta – reunindo os convidados eufóricos na varanda do restaurante do hotel até as 3 da manhã.


04/11 - Sábado

De manhã Rob foi para piscina do hotel (possivelmente com a Debbie, mas não temos registros) .Na noite deste sábado, a atriz Angela Bassett, eterna rainha de Wakanda nos filmes Pantera Negra e convidada de honra do evento, foi a homenageada e não faltaram famosos para brindar com ela. E o palco da recepção foi o Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira, na capital baiana.


Miss Guy e Debbie Harry

Debbie Harry compareceu em um look totalmente rosa...magnífica. Ela novamente veio acompanhada de Rob e de Miss Guy. Teve self com Rossy de Palma e sua turma.


Olha  a self, minha gente....

Debbie ainda tirou um tempo para 'pitar' um cigarrinho, mostrando que ainda não perdeu seus velhos hábitos viciosos...





05/11 e além...

Domingo, Rob foi para festa aberta na Praça Cayru, no bairro do Comércio, em Salvador na parte da tarde e na Segunda feira ele esteve em um passeio de barco pela orla de Salvador. E na terça-feira dia 07/11, ele ainda publicou fotos andando pelo centro de Salvador e visitando a Igreja do Senhor do Bonfim . Mas todas estas visitas ele estava sem a Debbie. É possível que ela tenha ido embora para os EUA entre domingo(05/11) ou segunda-feira(06/11). No dia 17/11, Debbie e Rob estavam programados para um evento semelhante em Madrid, capital da Espanha no Festival Rizoma, então a terceira aventura brasileira da Debbie Harry na nossa terra foi basicamente isto, palestras, passeios, jantares e festas...e quase nada de destaque na imprensa, infelizmente. Esta foi a última imagem da Debbie com Rob no Brasil possivelmente tirada no domingo em lugar desconhecido na parte da noite.



Fatos relevantes e delirantes....
Alguns fãs e transeuntes que estiveram no evento em Salvador, dizem que Debbie comeu acarajé , uma jornalista que acompanhava o evento, disse que Debbie ficou com ela bebendo cerveja e falando sobre o Blondie...mas vai saber se isto realmente aconteceu...mas por que não ?


Esperamos que Debbie tenha aproveitado sua presença no nosso país. Ela tinha um sonho na qual revelou a imprensa brasileira a mais de 30 anos, que gostaria de um dia conhecer a Bahia e ver a a Festa de Oferendas de Iemanjá durante a virada de ano. Talvez vingue um dia... no mais, até breve Debbie, ano que vem teremos os 50 anos do Blondie e possivelmente novo álbum. Ficamos na espera de um segundo retorno da banda no nosso país....Ela realmente ama o Brasil !!! E nós também amamos ela !!!



Fontes:

https://g1.globo.com/ba/bahia/novembronegro/noticia/2023/11/03/festival-liberatum-em-salvador-debate-afrodiaspora-e-cultura-negra-nossas-historias-ainda-nao-foram-contadas-diz-viola-davis.ghtml


https://atarde.com.br/cultura/debbie-harry-e-majur-exaltam-poder-da-musica-me-deixa-ser-quem-eu-sou-1247679?fbclid=IwAR3-9nIASr9nCMmRYu_8ppyCDe7hxeRi6vOQRSFLNjpnE1jkxBQTzGO3Ljo


https://aloalobahia.com/notas/icone-do-rock-mundial-debbie-harry-participa-de-encontro-emocionante-em-salvador-saiba-como-foi


https://www.noticiasavera.com.br/liberatum-majur-se-junta-a-estrela-do-rock-debbie-harry-e-rob-roth-para-falar-sobre-importancia-da-musica-nas-suas-vidas/?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter


https://jornalmassa.com.br/entretenimento/liberatum-majur-debbie-harry-e-rob-roth-refletem-sobre-infancia-1239247


https://gshow.globo.com/tudo-mais/tv-e-famosos/noticia/famosos-chegam-ao-jantar-do-liberatum-em-salvador.ghtml


https://forbes.com.br/forbeslife/2023/11/coquetel-no-fasano-salvador-reune-grandes-personalidades-do-festival-liberatum/#foto11


https://gshow.globo.com/tudo-mais/tv-e-famosos/noticia/angela-bassett-e-homenageada-no-festival-liberatum-em-salvador.ghtml



Nenhum comentário:

Postar um comentário