segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

VANGELIS NO QATAR - Parte I - Heremita saíndo do casulo


Vangelis é destes compositores/músicos que podemos chamar de excêntricos. Quase não dá entrevistas, some por anos da mídia e dificilmente aparece em público. Sua vida particular é mantida a sete chaves e se tornou é claro, fonte de bastantes especulações quase sempre negadas. Afinal, qual será o próximo passo deste excelente músico, um dos pioneiros da música eletrônica a mais de 40 anos, compositor de trilhas sonoras para filmes memoráveis como "Carruagens de Fogo"(vencedora do Oscar de melhor trilha sonora em 1981, que Vangelis nem foi receber pessoalmente), "Blade Runner - O caçador de Andróides", "1492 - A Conquista do Paraíso", "Lua de Fel", "Alexandre" e tantos outros clássicos do cinema mundial ?




Vangelis foi muitas vezes, comparado a outro grande compositor\músico eletrônico pioneiro, o francês Jean Michel Jarre, mas ele próprio sempre negou comparações, achando o trabalho do francês muito pop.




Porém, nos últimos cinco anos, Vangelis simplesmente desapareceu dos jornais. Especulações davam conta que o grego havia abandonado a música para cuidar de seu outro hobbie, a pintura (cujas obras já foram expostas no Brasil há alguns anos atrás). Nem trilha sonora ele estava compondo, tirando um documentário sobre o Papa João Paulo II. Sua ultima rara apresentação ao vivo, foi o "Concerto Mythodea", na Grécia em 2002, que havia sido patrocinado pela NASA e que foi lançado oficialmente em DVD. E uma das poucas noticias sobre o artista, publicadas no site Elsewhere.com, que acabou se tornando o único site de fã do mundo a divulgar informações e noticias recentes do artista, era que o grego estava trabalhando na remasterização de seu catálogo antigo. Um documentário biográfico sobre ele começou a ser preparado há alguns anos atrás, mas acabou sendo censurado pelo próprio Vangelis. O diretor Tony Palmer teve acesso a amigos e colaboradores de Vangelis, além de entrevistas com o próprio, que abriu os estúdios e mostrou como fazia seu processo de composição de sua obra. Revoltado com Vangelis, Palmer chegou a entrar na justiça para que o documentário fosse exibido. Ainda não houve uma decisão sobre isto, mas esperamos que possamos algum dia ver este filme.




Após vários meses sem atualizações, o site Elsewhere.com, começou a atualizar informações importantes de Vangelis, levando a crer que os mitos sobre uma aposentadoria estavam errados. Vangelis estava trabalhando em uma nova composição para violoncelo que acabou sendo apresentada por uma Orquestra de Moscou, na capital russa (sem a presença dele). Ele também estaria compondo a trilha sonora para um filme documentário do diretor Hugh Hudson, diretor de "Carruagens de Fogo". Ele também foi entrevistado para um filme documentário sobre Lucas Sideras, seu parceiro junto com Demis Russos na lendária banda Aphrodite's Child. No mês de Outubro a grande surpresa, o Elsewhere.com, informou sobre os planos de "grande evento" que Vangelis estaria participando em um lugar exótico do planeta para acontecer no final do ano. E apenas em meados de Novembro veio à confirmação, Vangelis havia sido convidado pelo Emir do Qatar (um dos emirados árabes mais prósperos do mundo), para realizar um grande concerto para autoridades e chefes de estado do mundo inteiro, atrelado a um Fórum Mundial da ONU. As noticias escassas e raras, correram em quase absoluto sigilo até seu anúncio oficial nas vésperas do concerto, dia 11 de Dezembro. Para moradores sortudos do Qatar, a Katara, o centro cultural de Doha, no Qatar, responsável pela realização do concerto, sorteou para 1 mil sortudos, lugares para ver os ensaios gerais nas vésperas. Infelizmente, Vangelis só apareceu no finalzinho dos ensaios, quando o público foi convidado a se retirar. O Concerto aconteceu para autoridades no dia seguinte sem qualquer transmissão ao vivo pela TV. Mas ao que se sabe, o planejamento de lançamento de um DVD deve acontecer em breve.




Detalhes sobre o Concerto de Vangelis em Doha, no Qatar, a seguir. EVOLUA !!!

Um comentário:

  1. Fico curioso para saber o que não agradou ao grande Vangelis no documentário sobre a vida dele.
    E no dia da apresentação no Katar, será que ele foi?
    No mais, parabéns pela atualização!

    ResponderExcluir