sexta-feira, 16 de junho de 2017

"O PRISIONEIRO" ( 1967-1968)


INTRODUÇÃO:

Série britânica da ITV, produzida no final dos anos 60. Criada e estrelada pelo ator Patrick McGoohan, a série narrava as aventuras de um agente secreto inglês que, após se demitir do serviço secreto, é sequestrado e levado para uma ilha conhecida apenas como A Vila. Lá ele encontra dezenas de outras pessoas que não tem a menor ideia de como chegaram ali. Determinado a descobrir o que está acontecendo, quem comanda a Vila e como escapar dela, o agente, agora batizado pelos administradores como Número 6, precisa ainda enfrentar as sessões de torturas psicológicas às quais é submetido para revelar os motivos pelos quais pediu demissão. A Vila é comandada pelo Número 2, que se altera de episódio para episódio, sendo também que suas identidades nunca são reveladas. Para descobrir a principal informação que querem, o verdadeiro motivo do agente ter pedido demissão, o Número 2 ordena uma série de ações contra o Número 6, que inclui desde uso de drogas alucinógenas e roubo de identidade até controle dos sonhos e coerção social. A Vila também possui um sistema de defesa própria, na qual bolas gigantes, são usadas para perseguir quem tenta fugir ou que vá contra as regras vigentes no lugar.



PRODUÇÃO:


A série foi uma ideia produzida em conjunto pelo ator Patrick McGoohan e pelo escritor, roteirista e jornalista George Markstein. O ator McGoohan, estava trabalhando em uma série sobre agente secreto chamada "Danger Man" (entre 1960 a 1968), a espionagem estava em alta neste período devido a Guerra Fria, tornando bastante popular ao público desde o sucesso dos filmes do famoso agente James Bond-007. McGoohan, tinha o desejo de sair da série e desde 1962 junto com o roteirista Markstein, já editavam o que seria o plot principal de "O Prisioneiro". Junto com o produtor David Tomblin, ambos escreveram o piloto da série, "The Arival" que foi aprovado pela rede inglesa ITV. Markstein depois se instalou como editor de roteiro da série. Mais tarde, ele descreveu o trabalho do editor de histórias como "o homem-chave em qualquer série, ele é o homem em cujas mãos é o ethos da série, o espírito da série, e é seu trabalho transmitir os escritores e os autores de modo que um diretor dirija seus atores e as estrelas ".



Os detalhes exatos de quem criou quais aspectos do programa são disputados; Crédito de opinião da maioria seria que McGoohan foi o único criador da série. No entanto, um status de co-criador em disputa foi posteriormente atribuído a Markstein depois de uma série de entrevistas de fãs foram publicadas na década de 1980. O programa em si não possui "um criado por". Isto gerou uma polêmica por anos sobre quem seria realmente o verdadeiro criador da série.

Markestein queria uma série simples de ação, McGoohan queria uma série intrincada, cheia de símbolos, sem explicação, deixando para o público absorver e tentar entender seu significado. Quando Markestein defendeu a idéia de dar um episódio final explicativo para o Prisioneiro, McGoohan se opôs e a dupla se desfez, deixando McGoohan sozinho na produção da série. Além de atuar, McGoohan também escreveu e dirigiu vários episódios.



Na opinião de McGoohan, ele não queria mais interpretar um agente secreto a "la James Bond", que é expert em armas de fogo e catador de mulheres. Pra ele, isto era bastante vazio. Ele pensou em outro tipo de personagem, seu personagem deveria ser meio excêntrico, averso à violência, utilizando o raciocínio para resolver seus casos, e tímido com as mulheres, embora fingisse não ser. Isto já era um diferencial na sua série anterior, "Danger Man", na qual chegou a brigar com os produtores para que se realizassem mudanças do personagem neste sentido. Foi durante as filmagens do seriado anterior, que McGoohan, conheceu o vilarejo-estancia gales de Portmeirion, lugar que chamou bastante atenção do ator e onde se inspirou para começar a escrever a série que depois seria "O Prisioneiro".



Tendo sido renovada para uma quarta temporada, agora a cores, "Danger Man" iniciou a produção de seus primeiros episódios quando Patrick McGoohan anunciou que não desejava mais estrelar a série. Em troca, ofereceu "O Prisioneiro", que utilizaria a mesma equipe de produção e seria exibida no lugar das aventuras do agente John Drake. Com a série aprovada pela ITV e o início das filmagens agendados, com o vilarejo de Portmeirion servindo de cenário, a produção apresentou o novo seriado à imprensa inglesa.

Na apresentação da série à mídia, McGoohan apareceu preso em uma jaula, confundindo os jornalistas presentes. A cada pergunta feita pelos jornalistas, Patrick McGoohan respondia com outra pergunta, confundido ainda mais o público presente que saiu dali sem saber direito do que se tratava a série que eles deveriam divulgar.


McGoohan originalmente queria produzir apenas sete episódios de "O Prisioneiro", mas Lew Grade,produtor da ITV argumentou que mais shows eram necessários para que ele vendesse com sucesso a série para a americana CBS. O número exato que foi acordado, juntamente com a forma como a série terminou, é contestado por diferentes fontes. Segundo algumas fontes a CBS estava disposta a bancar uma série com 26 episódios, mas no final McGoohan só concordou com 17 episódios. Mas de acordo com "The Prisoner: The Official Companion" para a série de TV clássica, ela deveria ser executada por mais tempo, mas foi cancelada, obrigando McGoohan a escrever o episódio final em apenas alguns dias.

A série estreiou na TV britânica em 29 de setembro de 1967 e seu último episódio foi ao ar no dia em 1° de Fevereiro de 1968. 


A lista de episódios de "O Prisioneiro":


1) Arrival
2) Free For All
3) Dance Of The Dead
4) Checkmate
5) The Chimes Of Big Ben
6) A, B And C
7) The General
8) The Schizoid Man
9) Many Happy Returns
10)  It's Your Funeral
11) A Change Of Mind
12) Hammer Into Anvil
13) Do Not Forsake Me Oh My Darling
14) Living In Harmony
15) The Girl Who Was Death
16) Once Upon A Time
17) Fall Out


A SÉRIE:

Algumas dúvidas são levantadas ao longo da série:

O personagem que representa o inimigo se apresenta como “novo número 2”. Por que o novo número 2? Porque, durante a série o número é trocado sistematicamente a cada episódio.

Há a pergunta “Quem é o número 1?”. Esta pergunta percorrerá toda a série sendo o seu principal mistério.

 Onde exatamente se localiza a Vila?

 O que aquelas pessoas que vivem na Vila estão fazendo ali? Alguns são prisioneiros como o número 6, outros podem ser infiltrados...

 Qual foi o motivo da demissão do agente antes de ser enviado para a Vila?

As tentativas de subversões contra a Vila ou seu sistema ou mesmo as fugas (impossíveis), eram punidas através de um sistema de auto-defesa do lugar chamado "Rover", que mais parecia uma bola branca gigante de borracha que perseguia e as vezes asfixiava os oponentes. 



Entre as principais teorias ao longo dos anos feitos pelos fãs da série se relaciona a verdadeira identidade do Número 6. Seu verdadeiro nome nunca é revelado. Seria ele o espião protagonista da série Danger Man, série anterior de Patrick McGoohan ? O próprio ator é  silente a este respeito, sempre negando o fato.


Existem ao longo do programa uma variedade grande de citações bastante claras a outras obras de ficção como "Alice no País das Maravilhas" e "Alice no Reino do Espelho" (num dos episódios há um imenso jogo de Xadrez, e um dos personagens foi representado pelo mesmo ator que representou o Chapeleiro Louco na versão televisiva do livro), O Processo de Kafka (Patrick McGoohan fez uma ponta na versão de Orson Wells para o cinema), o Gabinete do Dr Caligari. E que não poderia deixar de ser também, as sociedades utópicas totalitárias presentes em livros como "1984" de George Orwell ou "Admirável Mundo Novo" de Aldous Huxley.

A série faz uso de tecnologias que só se tornaram realidade muito tempo depois. Realidade virtual, técnicas de manipulação psicológica (lembrando os pastores da TV de hoje), inteligência artificial, controle mental através de drogas, transmutação de pensamento, etc.

Não podemos esquecer também uma crítica social que seria a desumanização em frente  à burocracia estatal que reduz a pessoa a apenas um número em um banco de dados. O protagonista sempre diz como lema :  "I am not a number, I am a free man!" (não sou um número, sou um homem livre!).


O FINAL ENIGMÁTICO E AS CONSEQUÊNCIAS


O episódio "Fall Out", representou o fim da série. Escrito e dirigido pelo próprio Patrick McGoohan, continuação direta do anterior, " Once Upon A Time", na qual Número 2 tenta a todo custo obter informações do Número 6, através de um método de regressão mental do prisioneiro. Tentativas que acabam colocando a própria vida de seu algoz em cheque no final. Finalmente no último episódio, o prisioneiro tem a oportunidade de conhecer os subterrâneos da Vila em seus diferentes níveis, sendo o nível mais baixo, onde encontrará finalmente o Número 1 e provocará uma reação sem procedentes para o futuro de todos envolvidos. Uma verdadeira viagem lisérgica e surrealista, com direito até a Beatles na trilha sonora.

O final enigmático e aberto da série, causou tanta confusão que a rede ITV passou a receber inúmeros telefonemas indignados. Patrick McGoohan teria sofrido inclusive ameças e pressões na própria casa com os espectadores que não estavam contentes com o cancelamento do seriado, sem nenhuma explicação.. "Eu ia ser linchado", McGoohan disse uma vez. "Eu tive que me esconder nas montanhas por duas semanas".No começo dos anos 70, ele se mudou para a Suíça, e tornou-se mais recluso e não aceitando dar entrevistas sobre o assunto...

CULTURA POP

"O Prisioneiro" teve curta duração no final dos anos 60, mas por causa de reprises nos EUA uma década depois, ela passou a atingir um status de cult. Livros, resenha, documentários , audio books, cards, quadrinhos e várias outras coisas foram criados sobre ela. Ela também ajudou a inspirar muita gente em especial diretores e roteiristas que fazem homenagens ou paródios em outros filmes, cinemas e outros meios de mídia. Como por exemplo:

A banda britânica de heavy metal, "IRON MADEN", lançou a música "The Prisoner" no álbum "The Number of the Beast" (1982) e " Back In The Village" no álbum "Powerslave" uma homenagem a série. O início da música, podemos escutar as palavras que o ator Patrick McGoohan diz junto com o número 2, na abertura do programa.

No episódio " The Computer Wore Menace Shoes"  da 12° temporada do desenho "Os Simpsons", produzido em 2000, o ator Patrick McGoohan foi convidado para dublar a voz do "número 6" em uma estória na qual Bart Simpson vai parar na Vila.



Isto só pra citar alguns, pois as referências são várias em diversos programas, séries, filmes, músicas...

O diretor/produtor David Lynch, é um grande fã de "O Prisioneiro", o seu famoso seriado "Twin Peaks", bebe muito da fonte no quesito mistério . Ambas apresentavam uma similaridade muito grande, onde o espectador via a maior parte da história, desde o ponto de vista do protagonista, mas não conseguia compreender direito o que está se sucedendo.

Se a série introduziu a teoria de conspiração na TV, também devemos lembrar do seriado "Arquivo X", nos anos 90, também bebendo da mesma fonte.  O que dizer do produtor e diretor J.J.Abrams outro grande fã da série, que ao criar "Alias", se inspirou muito na série, isto sem falar no seu maior sucesso, "Lost", que praticamente 'chupa' várias ideias da série sessentista e até mesmo "Fringe". Ron Moore, ao criar a nova versão de "Galactica" para a televisão, deu o nome a personagem cylone, "número 6", como inspiração ao personagem principal do seriado "O Prisioneiro".

A série chegou até mesmo a ser teses em faculdades norte-americanas.

O que dizer então de filmes como The Truman Show(1998) ou EDTV(1999) ?



Nos quadrinhos, na segunda metade dos anos 1970, a editora americana Marvel Comics comprou os direitos para produzir uma série de O Prisioneiro. A ideia inicial do projeto foi do escritor e então Editor-Chefe Marv Wolfman, um apaixonado confesso pela série de TV. Isso deve ter acontecido no final de 1975... A série deveria ser escrita por Steve Englehart e desenhada por Gil Kane! No entanto, com a volta de Jack Kirby à Marvel para produzir uma nova fase do Capitão América (que iria culminar no bicentenário da declaração da independência dos EUA), além de 2001: A Space Odissey, Black Panther etc, Stan Lee decidiu passar o projeto a ele. Uma história completa de 17 páginas foi escrita e desenhada por Kirby em fevereiro de 1976. No entanto, antes que a mesma fosse totalmente arte-finalizada e letrada por Mike Royer, o projeto foi engavetado pelo próprio Lee. Recentemente, os manuscritos originais e não acabados dos quadrinhos desenhados por Kirby, foram encontrados e levado a leilão na internet. O seu comprador então resolveu escanear as páginas e colocar online para todos lerem . A pouco tempo, o brasileiro Leandro Luigi Del Manto, ex-editor da Globo e da Pandora Books e atual editor da Devir, traduziu e letrou por conta própria em seu tempo livre, com o único objetivo de compartilhar com outros fãs. O projeto, absolutamente sem fins lucrativos e com o objetivo apenas de divulgação pode ser visto clicando-se aqui.


Entre 1988 a 1989, a mini-série "Shattered Visage" em quadrinhos Graphic Novel baseado no seriado, escritas e desenhadas por Dean Motter e Mark Askwith,  foi lançada como pela DC COMICS, e depois em edição completa em 1990. Ele chegou ao Brasil no mesmo ano , como "O Prisioneiro". A estória se passa 20 anos após a evacuação da Vila e o retorno do número 6.




REMAKE DE 2009


Por volta de 2005/2006, a BBC anunciou que um remake da série “O Prisioneiro” estaria sendo preparado pelo canal britânico a cabo SKY ONE, como uma mini-serie de 6 partes. O Diretor de Programa do canal prometeu uma "reinvenção emocionante" do drama sobre um ex-agente secreto preso em uma aldeia isolada. "Se Doctor Who definiu o padrão, O Prisioneiro levantará o bar", disse ele.  O ator britânico Christoper Eccleston, recém-saído do seriado Doctor Who, teria sido atachado ao projeto, como o novo "Número 6".  "Este projeto sofreu um nível de atenção sem precedentes, atraindo uma série de atores e escritores de primeiro nível", disse a editora Elaine Pyke. A nova série será feita pela TV Granada a partir de um roteiro de Bill Gallagher, escritor da premiada série Clocking Off."O Prisioneiro é como a caixa de Pandora - é o thriller de conspiração final", disse Damien Timmer, produtor executivo do show. "Como 24, a nova série irá atrapalá-lo da cena de abertura. Esperamos que ele toque o seguimento de culto existente deste icônico show, criando uma nova geração de fãs".

Apenas em 2008, que novos detalhes do remake foram divulgados na ComicCon San Diego daquele ano. Um avião-publicitário sobrevoou o evento no céu de San Diego com a faixa "Procure o número 6".

Mas foi só na ComicCon San Diego de 2009, que foram revelados os detalhes da nova série, incluindo um trailer de 9 minutos e um painel de discussão com o  elenco e produção. A série foi exibida finalmente em 15 de novembro de 2009, nos States, pelo canal AMC e no Reino Unido pela ITV. Apesar da chama e todo o marketing em cima, ela dividiu opiniões entre os fãs.  No lugar de Patrick McGoohan, temos o ator Jim Caviezel (Paixão de Cristo) e como número 2, o ator Sir Ian McKellen (O Senhor dos Aneis e X Men).  A mini-serie foi dividida em 6 capítulos e filmada na Namíbia, na costa da Africa.  O ator Patrick McGoohan, foi convidado para uma ponta no primeiro episódio, mas declinou. Segundo o produtor, ele chegou a sugerir ser o "número 2" desta vez. Pouco antes do lançamento da mini-serie, Patrick McGoohan faleceu em 13 de Janeiro de 2009 aos 80 anos .

Antes de apresentar esta minissérie, a AMC, transmitiu todos os 17 episódios da série original de televisão. O remake recebeu uma recepção dividida tanto do público como da crítica especializada. Alguns gostaram do espetáculo e outros simplesmente a detestaram.

Episódios:

01 – Arrival
02 – Harmony
03 – Anvil
04 – Darling
05 – Schizoid
06 – Checkmate

UMA IMPROVÁVEL VERSÃO DE CINEMA...

Uma versão de cinema baseado no seriado original, tem sido tentado a muitos anos. O próprio ator Patrick McGoohan já tentou lever a estória para a tela grande sem sucesso.  A Polygram havia comprado os direitos da série e pretendia fazer um filme, através de sua produtora subsidiária Propaganda. Como parte das negociações de direitos originais, Patrick McGoohan tornou-se e Produtor Executivo e foi comissionado para escrever o primeiro rascunho do roteiro por volta de 1996(nesta época, ele estava interessado que Mel Gibson fizesse o Número 6, Patrick estava trabalhando como ator no filme de Mel, "Coração Valente" como o tirano Rei da Inglaterra). Quando o rascunho foi entregue (vários anos depois), PMG e Michael Kuhn (então chefe do Polygram) entraram em uma briga pública sobre a natureza do projeto. PMG então se envolveu em outras coisas e assumiu o banco de trás no desenvolvimento do filme de "O Prisioneiro".



O diretor de filmes de ação Simon West (ConAir e Tomb Rider), grande fã do seriado, se envolveu na produção de um remake para o cinema,quando os direitos eram propriedade da produtora Propaganda(subsidiária do grupo Polygram). Depois eles foram passados para a USA Films e finalmente passados para a Universal Studios, após uma disputa com outros estúdios de cinema.  O projeto então passou a ser supervisionado por volta de 1999, pela produtora U Prexy Kevin Misher.  Quando ainda estava com os direitos do filme, a produtora Propaganda decidiu não levar a cabo o script de McGoohan, mas sim, criar um novo roteiro a cargo de Larry Konner e Mark Rosenthal.

West, disse que trabalhou repetidamente com Larry Konner e Mark Rosenthal por vários anos para garantir que o filme não fosse apenas um remake qualquer. Ele queria filmar já em 1999, assim que terminasse o filme "A Filha do General" para a Paramount. Mas devido as constantes mudanças dos direitos do filme, acabou esperando uma decisão que seria da Universal Studios. Com a luz verde dada pela Universal as filmagens começariam no final de 2000, nos estúdios Pinewood,na Inglaterra.West iria ajudar a co-produzir o filme com sua produtora Wychwood Prods.  A ideia de West, fã do seriado original, era desenvolver a estória do filme por conta própria, baseado no livro "Shelley's Garden", cujo roteiro Lloyd Fonvielle (A Mumia) estava desenvolvendo para a Paramount . "Shelley's Garden", é baseado na avó de Simon West, que teve um grande impacto na paixão do diretor pelo seriado "O Prisioneiro", pois levava ele quando jovem a Portmeirion, lugar das filmagens da série.

Segundo West: "Meu pai me mostrou a série no final dos anos 60, e fiquei tão obcecado que, quando visitei minha avó no País de Gales, a fiz dirigir comigo por quatro horas para o set ", disse West. "Esta aldeia construída por Lord William Clough Reese Ellis no norte do País de Gales que replicava esses edifícios da Itália. Aqui está essa mulher que dificilmente poderia andar ou ver, e eu a fazia andar por esta aldeia comigo uma e outra vez. Eu quero que seja tão radical como era a série na época, com o tema de um homem lutando contra o sistema depois que ele cai no buraco do coelho".

O que se sabe sobre esta versão final do roteiro de Larry Konner e Mark Rosenthal, estava definido que a estória se passaria em futuro próximo (definitivamente depois da Guerra Fria) e o Número 6 agora é americano, trabalhando para algo como a CIA no campo antiterrorista. A Vila não seria em Portmerion, mas outro lugar. O filme não seria apenas explosões e perseguições de carro. Traria também uma boa dose de psicodélica original, truques filosóficos e jogos de mentalidade psicológica que tornaram a série de TV tão grande. Sobre o ator principal, não chegou a ser definido, mas se falavam muito na época em Mel Gibson, fã do seriado original e amigo de Patrick McGoohan (cujo o filme dirigido por Mel, "Coração Valente", ele tem o papel de Rei da Inglaterra).

Por volta de 2000, chegou  a ser anunciado que o produtor Barry Mendel (O Sexto Sentido) estaria assumindo a produção deste remake, com a contratação de Chris McQuarrie (Os Suspeitos) como novo roteirista. West ainda estava anexado a direção do filme, tendo Patrick McGoohan como Produtor Executivo . O produtor Mendel chegou a dizer a imprensa nesta época que "Para mim, este projeto é uma grande responsabilidade porque há um culto seguindo para a série. Com Simon West e Chris McQuarrie vai ser um filme legal e comercial. Quando cheguei à Universal, este era exatamente o tipo de filme que eu queria fazer. ''

Problemas no roteiro de Chris McQuarrie, que teve que ser reescrito, levaram ao adiamento das filmagens em um ano (2001). Simon West também esperava ao aval de Patrick McGoohan para o roteiro de McQuarrie, inclusive para que o ator pudesse participar do filme atuando de alguma forma, já que vivia recluso com a família em Los Angeles. Neste período, o ator Clive Owen, chegou a ser cotado como novo "Número 6".

Apesar da vontade de Simon West em dirigir e produzir o remake para o cinema, o projeto acabou não indo pra frente, e foi arquivado pela Universal.

Notícias sobre um remake só foram aparecer por volta de 2006, quando foi anunciado que a Universal estava quase fechando um acordo com o diretor Christopher Nolan (Batman Begin), para ele assumir a direção do filme, agora com novos roteiros de Janet e David Peoples (Os 12 Macacos). Nolan assumiria as filmagens assim que terminasse de filmar "Batman : The Dark Knight" e teria produção de Scott Stuber, Mary Parent, Barry Mendel e Emma Thomas. Durante uma entrevista para divulgar o seu primeiro filme do Batman, o diretor falou sobre seu desejo em dirigir o novo filme. "O Prisioneiro é algo que eu tenho interessado por muito tempo, e acho que descobriu a maneira como abordaríamos isto. A relevância disso hoje. David e Janet Peoples são fantásticos, quem sabe escreve coisas como  Blade Runner e Os 12 Macacos ... Todos os tipos de filmes excelentes. Eles estão trabalhando no script agora. Eu não gostaria de falar sobre isto então estou muito ansioso para ver o que eles inventaram. "  Foi justamente neste período que a produção da mini-série remake para a TV começou. Infelizmente em 2009, o produtor Barry Mendel, disse em entrevista que Nolan acabou se desligando do projeto e assumindo o filme "A Origem" no lugar. Mesmo assim, Mendel, não se dava por vencido, pois achava que o roteiro escritpo por Janet e David Peoples era brilhante. Mendel não achava que a mini-serie da Sky One poderia ser um impecílio para a produção do filme para o cinema. Segundo ele: "A execução dele [o filme] é tão diferente que eu acho que é irreconhecível, enquanto o programa de TV é uma versão bem-feita e atualizada do show original, mas muito mais fiel ao show original".

 Novamente demoraria mais um tempo, até que aparecessem novas notícias sobre uma versão de cinema. Em janeiro de 2016, foi anunciado que a Universal estava sondando o diretor Ridley Scott (Alien, Blade Runner), para que ele assumisse a direção do filme. A coprodução seria da Bluegrass Films(produtores Scott Stuber e Dylan Clark). Se Scott assinar o contrato, sua produtora, a Scott Free, deverá entrar como coprodutora também. O novo roteiro esta a cargo de William Monahan (Os Infiltrados, Cruzada).

PATRICK MCGOOHAN (1928 - 2009)

Patrick McGoohan nasceu em 1928 em Nova Iorque, Estados Unidos. Ainda criança foi levado para a Irlanda por seus pais irlandeses pouco depois e sete anos depois a família se instalou em Sheffield, no Reino Unido. Na escola, ele era um grande boxeador e, depois de sair da escola com 16 anos, trabalhou em uma fábrica de cordas, uma fazenda de frangos, como funcionário do banco, um motorista de caminhão e um gerente de palco no Sheffield Repertory Theatre. Embora ele nunca tenha considerado atuar, quando um dos atores ficou doente no último momento, McGoohan ficou de pé e ficou convencido de que era o que ele queria fazer com sua vida.

Uma mistura do arrojado, o perigoso e o moralmente correto, McGoohan rapidamente começou a conquistar papéis principais, e com sua aparência se tornou um favorito do público.
Foi representando em Sheffield que ele também se apaixonou pela atriz Joan Drummond, a quem escreveu cartas de amor todos os dias até que ela concordou em se casar com ele. Em 1951, eles se casaram e tiveram três filhas. O casal ficou junto até o falecimento do ator em 2009.

Logo ele estrelou no West End, impressionando as críticas com sua personagem do homem jovem e irritado, e os papéis de pouso, como o padre acusado de ser gay em 'Serious Charge', 'Henrique V' no Old Vic e pouco tempo depois interpretou um padre acusado de ser um homossexual na peça “Serious Charge”, que impressionou o grande ator e diretor Orson Welles, que o chamou para outras peças. Depois assinou um contrato com a produtora européia Rank Organisation, onde apareceu em alguns filmes. Com a  TV logo veio um chamando do chefe de ATV, Lew Grade, que em 1960 lhe ofereceu o papel principal como um espião para o novo seriado "Danger Man". O sucesso deste levou a outro, que escreveu, produziu e ajudou a dirigir, "O Prisioneiro", da qual será sempre lembrado. O sucesso fez dele uma das pessoas mais bem pagas do país.

Após a curta temporada de "O Prisioneiro", o ator mudou para a família por um breve período para a Suiça no início dos anos 70, onde se tornou recluso por um período. McGoohan, que era um homem religioso e profundamente moral, por isto recusou papéis de James Bond e do seriado "O Santo" por achar os personagens vazios.

Foi para a Suiça com a família, mas depois se estabeleceu nos Estados Unidos, morando em  Los Angeles, onde começou a trabalhar em Hollywood. Ele estrelou e dirigiu episódios do seriado Columbo (pelo qual ganhou dois prêmios Emmy), também pode ser visto em filmes como " Trinity e Seus Companheiros"(1975) com Terence Hill, "O Expresso de Chicago" (1976) com Gene Wilder e  Richard Pryor, "O Homem da máscara de Ferro" (1977) com Richard Chamberlain," Alcatraz - Fuga Impossível"(1979) com Clint Eastwood,  "Scanners - Sua Mente Pode Destruir"(1981) com direção de David Cronenberg,  " Coração Valente" (1996) com Mel Gibson, "O Fantasma" (1996) com Billy Zane e "Tempo de Matar" (1996).

Suas últimas atuações foram vozes para animações. Como o famoso episódio de "Os Simpsons" em 2000, na qual retorna como "Número 6" e  na animação dos estúdios Disney," Planeta do Tesouro" em 2002.

O ator faleceu em Los Angeles no dia  13 de janeiro de 2009, depois de uma curta batalha contra uma doença.  Seu corpo foi cremado e as cinzas passadas a família. O ator deixou a esposa, três filhas, cinco netos e um bisneto.

Com uma frase o ator definiu bem sua ligação com o personagem mais famoso:

"Mel Gibson será sempre  Mad Max e eu serei sempre o Número 6"



Nenhum comentário:

Postar um comentário