domingo, 20 de outubro de 2019

BLONDIE NO POPLOAD FESTIVAL 2018

COMO FOI O PRIMEIRO SHOW DO BLONDIE NO BRASIL

Todos os detalhes da passagem da lendária Debbie Harry e de sua icônica banda,  Blondie para o primeiro show em nosso país, ocorrido no  Popload Festival 2018.



Chegada ao Brasil 


Desde o anúncio da confirmação do show do Blondie, a data exata da chegada da banda e seus integrantes no Brasil foi algo que ficou nebuloso para os fãs, pois a imprensa pareceu não muito interessada (algo normal, no país, pela relevância quase nula da banda por aqui). Tudo o que se tinha eram especulações. O Blondie esteve na America do Sul no passado, onde tocaram no Peru, Chile e Argentina em 2014, fato na qual foram totalmente ignorados pelos promoters locais e depois em 2009, para o Pepsi Festival de Santiago do Chile, novamente ignorados aqui. E Debbie Harry já havia vindo sozinha ao Brasil para dois eventos, o Aniversário da Revista Vogue no país e o Baile anual de caridade da AmFair em Abril de 2012.

Finalmente após anos de espera, em março de 2018, houve o anúncio que o Blondie tocaria no Brasi no Popload Festival em São Paulo, seguido posteriormente do anúncio em agosto, de um show na Argentina, no Rock & Pop Festival  em Buenos Aires (17/11) dois dias depois do show brasileiro e posteriormente em setembro uma nova surpresa foi um novo agendamento para  um show em Santiago do Chile para o dia 10/11 (antes do show Brasileiro) no Colors Night Lights Festival.

Faltando uma semana para a vinda da banda na América do Sul, um baque... show do Blondie no Colors Night Lights Festival, em Santiago do Chile havia sido cancelado, devido a problemas de vendas de ingressos, principalmente, porque este festival era concorrente direto com o Primavera Fauna (que já estava fazendo divulgação bem antes). O cancelamento e depois o reagendamento do show para março de 2019  (agora para dois shows: 20/03 em Concepción e 23/03 em Santiago), foi até uma surpresa para todos...posteriormente, estes shows de 2019 também seriam cancelados, para decepção dos chilenos, que perderam a oportunidade de ver o Blondie pela terceira vez no país.

Sem o compromisso de fazer o show em Santiago do Chile, cinco dias antes do show no Popload Festival de S.Paulo, ficou na expectativa de que o Blondie só chegaria por aqui as vésperas do show...mas...tivemos uma grata surpresa.

DIA 12/11/2018 

Na segunda-feira, 12 de novembro, fãs brasileiros descobriram que o produtor de vídeo da banda, Rob Roth, já estava no país,... até ai tudo bem, pois geralmente a equipe técnica da banda costuma chegar bem antes da mesma para preparação do show. Mas, ao final da tarde daquele dia, foi dado o alarme...Debbie Harry foi vista em um Shopping da Av.Paulista (possivelmente o Shop.Cidade de S.Paulo) e posts das redes sociais, mostravam ela dando autógrafos para fãs brasileiros. Era a  confirmação, a fundadora, compositora e vocalista do Blondie, Debbie Harry estava no Brasil, um retorno após 6 anos após a única passagem dela no país, conforme mencionado acima.

Debbie na região da Paulista


Respondendo aos fãs,  Rob Roth confirmou que Debbie e parte da produção estavam hospedados no Hotel Renaissance, na Alameda Santos, na região da Av.Paulista. A informação logo correu as redes sociais e fãs ficaram em pavorosa com a possibilidade de encontrar Debbie Harry nas ruas da cidade ou mesmo no hotel.


Reconhecida, Debbie autografa livro para fã.
No hotel, ela se encontrou na entrada com o guitarrista do Alice Chains, Jerry Cantrell,  que havia feito um show em São Paulo com sua banda, dois dias antes, 

Debbie com outro colega roqueiro Jerry Cantrell (Alice Chains)


DIA 13/11/2018 

Na terça-feira, 13 de novembro, alguns fãs tentaram se aproximar de Debbie e membros da banda (como Matt, Tommy ou Leigh Foxx), mas isto acabou se tornando difícil e complicado, já que os seguranças da artista, impediam qualquer aproximação, o que acabou frustrando vários fãs a ponto de muitos dizerem que Debbie era uma artista antipática e outras coisas. O que na verdade não era bem isto.

Neste mesmo dia Debbie, Rob Roth, Matt Katz-Bohen (tecladista) e outros membros da trupe, foram vistos na parte da tarde na Vila Madalena. Por volta das 13h , Debbie Harry e seus companheiros tocaram a campainha da galeria Choque Cultural, na Vila Madalena, referência em arte urbana. “A cantora gosta muito dessa forma de expressão cultural e é admiradora do trabalho do artista Rafael Silveira, que agendou essa visita”, disse Baixo Ribeiro, dono e curador do espaço.

Debbie e Rob Roth no Beco do Batman 


Primeiro, a turma conheceu na galeria obras de Daniel Melim, Coletivo BijaRi e, claro do próprio Rafael Silveira, que ajudou a ciceronear o passeio. Conversaram sobre tudo, até política. “Ela ficou curiosa sobre uma peça que tinha a frase #elenão, então explicamos as polêmicas envolvendo o presidente eleito Jair Bolsonaro e a briga de Roger Waters em suas apresentações no Brasil“, diz Ribeiro. A cantora ouviu as histórias, mas não emitiu opiniões.

 Debbie com Baixo Ribeiro e Mariana Pabst Martins, da Choque Cultural


Depois, eles fizeram um tour pelo bairro. Protegida de boné e protetor solar, circularam pelo Beco do Batman e pela Praça Rosa, tranquilamente, sem assédios. Debbie se encantou com as frutas da horta comunitária, que cultiva abacate e manga. Eles colheram e comeram pitanga e café direto do pé. Tiraram várias fotos de celular . Pelo exotismo, Debbie usava um boné com o desenho de um ...caju ! Boné que ela passou a circular bastante em S.Paulo, nos dias seguintes.

Debbie e seu boné de Caju


A excursão terminou por volta das 16h e cada um ganhou um livro com obras de Silveira. No caminho para a Vila Madalena, a musa havia visto algumas esculturas do Cemitério do Araçá, na Avenida Doutor Arnaldo e quis visitá-lo depois do encontro na Galeria Choque Cultural.

Debbie dando um 'rolé' do Cemitério do Araçá


DIA 14/11/2018

Em 14 de novembro, Debbie esteve mais solta e se deixou fotografar no saguão do hotel com fãs e dar autógrafos. Muito atenciosa, chegou inclusive a autografar o braço do fã Jean Paulo, que horas depois, fez uma tatuagem em cima, perpetuando o autografo na própria carne pra sempre.



Alias, na questão exotismo e gastronomia, Debbie e sua trupe, pareceu quererem  experimentar de tudo. Debbie esteve no restaurante Mani, na qual acabou se deixando fotografar com a Chef Helena Rizzo.

Debbie com a Chef Helena Rizzo(MANI)


Na parte da tarde houve um ensaio geral com todos os membros da banda e a da equipe técnica, no Memorial da América Latina, na véspera do Festival.


E para fechar a noite Debbie e os membros do Blondie realizaram outra visita em outro conceituado restaurante , o D.O.M., do aclamado Chef Alex Atala. E olha só o exotismo, no cardápio, serviram uma sobremesa, feita com...formigas...fato que posteriormente a cantora comentou durante o show.

Debbie e Chef Alex Atala (DOM)
Blondie e equipe do Restaurante D.O.M.
Prato com formiga, que Debbie e membros do Blondie comeram no D.O.M.


DIA 15/11/2018 - O Show


Estação de Metrô Pinheiros anunciando o show


Finalmente dia 15 de novembro, Debbie Harry, Matt Katz-Bohen (teclado), Clem Burke(bateria), Tommy Kessler (guitarra) e Leigh Foxx (baixo), fizeram sua primeira e histórica apresentação, no Popload Festival 2018, no Memorial da América Latina em São Paulo, show de quase uma hora, para um público estimado no festival de  aproximadamente 13,7 mil pessoas. Entre fãs, não fãs, apreciadores da boa música, gente que estava lá só por curiosidade pois esperavam a "atração principal" Lorde, muita gente VIP além da imprensa em geral.

Fotos e vídeo que Matt Katz Bohen fez no Memoria da América Latina




A boa estreia do Blondie no Brasil teve contratempos: o som meio abafado, com gritos na pista normal reclamando; e as ausências do sucesso "Hanging on the Telephone" e do guitarrista e co-fundador Chris Stein, fora  da turnê devido a recomendações médicas (ele só retornaria aos palcos no ano seguinte). Penúltima música do show e maior hit por aqui, "Heart of Glass" foi dedicada a ele. Além de várias referências políticas .

Debbie e banda preparam para entrar no palco.
14 mil fãs brasileiros para ver o Blondie ao vivo.
Produção caprichada e show nem se fala



O setlist encurtado em uma hora foi:

Intro/One Way or Another
Doom or Destiny (com trecho de X Offender")
Fun
Call Me
Rapture (com trecho do  "Groove Is in the Heart"  do Deee-Lite)
Maria
The Tide Is High
Long Time
Atomic
Heart of Glass(com trecho de  "I Feel Love" da Donna Summers)
Dreaming

Setlist do Popload Festival - Limaram muitas músicas


Debbie e a banda esforçaram bastante para entregar um show correto e coeso. Quem estava lá esperando anos pra ver o Blondie só ficou frustrado com o pouco tempo da banda, mas de resto, foi um momento histórico, corrigindo um erro de espera de mais de 40 anos !!!

Debbie e Clem Burke os dois únicos originais da banda


Durante o show, Debbie fez um discurso em defesa da natureza, falando que tinha vontade de ir para a Amazônia e lembrou que havia comido formiga na noite passada e gostado.





Obrigada! Obrigada! Obrigada! Obrigada!
Bem, cerca de um ano atrás, acho que, talvez um pouco mais, tivemos um novo álbum chamado POLLINATOR ... Sim ... e ... bem ... você sabe, é meio que dedicado a ajudar o meio ambiente e .. .ah, você tem um meio ambiente maravilhoso aqui ... acho que todos estão muito orgulhosos dele ... e ... ah ... ontem à noite tivemos um jantar maravilhoso, onde comemos formigas ... e foi realmente muito bom, sabor muito interessante .... e ... mas muitas outras coisas. Foi  maravilhoso! Espero que um dia eu possa ir até a Amazônia, no norte! Sim,  Sim!

Mas no ..... haha ​​... acompanhando o resto do nosso show, vamos fazer uma música do POLLINATOR chamada "Long Time"!




Na  plateia teve muitos famosos e VIPs que vieram conferir não só a Debbie Harry e o Blondie, mas os outros artistas também. Tivemos o casal de cantores Miranda Kassin e André Frateschi, os jornalistas André Forastieri e o ex-MTV, Fábio Massari, o ex-jogador Casagrande, o DJ Zé Pedro, jornalista José Norberto Flesh, Titi Muller e Didi Efe ex-MTV, Juliano Enrico do Choque da TV Cultura,  a Giovana Grigio que era a Mili das Chiquititas(SBT), Paulo Ricardo (Ex-RPM), Alec Haiat guitarrista do Metrô, e o Supla, que é amigo pessoal da Debbie, mas que teve a passagem barrada no palco após o show. Entre outros...



15 mil fãs ....

Despedida...até breve !!! Não demorem !!!





A loja oficial do Popload Festival, tinha pouca coisa oficial do Blondie, infelizmente. Alguns bonés, camisetas e meias.





DIA 16/11/2018 - Despedida

Dia 16, um dia após o show, na parte da manhã, dia livre para a banda, alguns fãs conseguiram encontrar com os membros no hotel. Na parte da tarde, rumaram para o Aeroporto Internacional de Cumbica em Guarulhos, para embarcar em um voo as 18 horas rumo a Capital da Argentina, onde iriam tocar no Rock & Pop Festival  em Buenos Aires (17/11). Alguns fãs ainda tiveram a sorte de se encontrar, tirar fotos e pegar autógrafos com os membros antes da partida. Infelizmente, uma 'caçadora de celebridades' provocou certo tumulto no Aeroporto, causando apreensão por parte dos seguranças da banda e impedindo novos fãs de chegarem. Uma verdadeira estraga prazeres.

E assim a banda se despediu do Brasil...

Fã David Hughes consegiu uma self com Clem Burke no Aeroporto


Na Argentina, a banda tocou em um Festival onde foram muito mais reconhecidos (já haviam tocados lá em 2004), na qual foram headlines e tiveram a oportunidade de acrescentar mais músicas que o show brasileiro,  na qual também foram executadas as canções: Hanging on the Telephone, Gravity, Fragments, Sugar on the Side e Too Much. Simplesmente 5 músicas e 30 minutos a mais !!!

A esperança agora é que a banda ainda tenha tempo de lançar mais um álbum (sim, já estão preparando) e retornem ao Brasil para uma próxima turnê, desta vez com com um show só deles, sem festival...já que  os brasileiros merecem este reconhecimento.




A imprensa foi unanime em apontar um grande show. O que alguns meios de comunicação falaram:

Rolling Stone Magazine: " Blondie propõe viagem no tempo com primeiro show em São Paulo"


G1 - Portal de noticias das Organizações Globo: " Lorde e Blondie comandam Popload Festival para 14 mil fãs em São Paulo"


O GLOBO (RJ) : "Crítica: Popload Festival é marcado por encontro de gerações de fãs de Lorde e Blondie"


POPLOAD (SP) : "... Debbie histórica, Lorde absurda, brazucas emocionantes, público lindo. Popload Festival 2018 viveu sua melhor e mais emocionante edição"


TENHO MAIS DISCOS QUE AMIGOS: " Popload Festival acerta em cheio ao chacoalhar o modelo de festivais"


VIRGULA: "Encontro de gerações: Lorde e Blondie brilham no Popload Festival"


Minuto Indie: " Blondie fez uma apresentação digna de premiação..."


SCREEN YELL : " Aos 73 anos, Debbie mostrou que continua sendo uma diva punk que merece ser ovacionada."


UOL : "Debbie Harry. A vocalista do Blondie, com 73 anos, poderia muito bem só subir ao palco e lembrar sucessos como "Maria" e "Heart of Glass", mas não. Debbie canta, agita o público, anda pra lá e pra cá, troca de figurino, provoca e entrega um show invejável"

https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2018/11/16/quatro-momentos-para-lembrar-e-um-para-esquecer-do-popload-2018.htm

Agradecimentos de fotos: Jean Paulo, Davi Hughes, Helena Rizo, Maily Guimarães, Fabrício Vianna e Popload Festival. Com agências internacionais e nacionais de noticias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário