quinta-feira, 29 de outubro de 2009

ARES I -X - PRIMEIRO VÔO DO PROGRAMA CONSTELLATION É UM SUCESSO



O foguete de quase 100 metros de altura - o maior foguete da atualidade e segundo maior do mundo, perdendo apenas para o Saturno V que levou o homem a Lua - decolou às 15H30 GMT (11H30 locais). Na terça-feira, a Nasa precisou adiar o lançamento devido a condições meteorológicas desfavoráveis.
O primeiro voo do protótipo durou dois minutos e meio, como previsto. Freado por páraquedas, caiu em seguida no oceano Atlântico, onde será recuperado.
O segundo módulo e a carga útil do Ares 1-X são réplicas.
O Ares 1-X é um protótipo do futuro lançador Ares 1, com o qual a Nasa pretende levar ao espaço a cápsula Orion, que deve substituir a atual frota de ônibus espaciais. O último voo de ônibus espacial está previsto para acontecer entre setembro de 2010 e o início de 2011.
Ao contrário do ônibus espacial, lançado como um foguete e que aterrissa como um avião, a cápsula Orion retoma o conceito do Apollo e volta à Terra com um páraquedas sobre o mar ou terra firme.
Os dados coletados durante o teste, que teve orçamento de 445 milhões de dólares, foram captados por mais de 700 sensores, e sua análise levará alguns meses.
O teste permitirá aos cientistas ter uma primeira ideia sobre a estabilidade e a segurança do lançador. Os engenheiros poderão assim verificar e melhorar seu software do foguete.
Durante o teste, a altitude máxima alcançada foi de 45.000 metros. A separação do segundo módulo aconteceu a 40.000 metros.
"Este é um grande passo para os objetivos de exploração da Nasa", indicou Doug Cooke, coordenador dos sistemas de exploração da Nasa.
"O Ares I-X fornecerá à Nasa uma enorme quantidade de dados, que serão usados para melhorar o projeto e a segurança da próxima geração de veículos espaciais americanos, veículos que poderão levar de novo os humanos além da órbita terrestre", destacou.
A Nasa espera usar o Ares 1 para levar seus astronautas até a Estação Espacial Internacional (ISS), mas também para voos tripulados para a Lua, em 2020, e para Marte, dentro do programa Constellation
Fonte: AFP/IG brasil

Pesquisa Espacial com objetivos não-militares, é algo EVOLUTION !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário